Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Jandira completa 59 anos com foco na política de incentivo para atração de empresas

Logo Giro
Jandira terá temperaturas mínimas de 19°C (Uelson Henkell/Giro S/A)

Para aumentar a arrecadação e a geração de empregos, prefeito Henri Sato tem mantido diálogo com empresários. Yamaha anunciou recentemente que sede da empresa no estado de SP será na cidade

A cidade de Jandira completa 59 anos de emancipação nesta quinta-feira (8). Conhecida como “Cidade Favo de Mel”, em virtude da grande quantidade de abelhas na região, o município que integra um consórcio de 12 cidades da região Oeste da Grande São Paulo, tem 127.734 habitantes de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo a menor em área territorial com 17,4 quilômetros quadrados.

Nos últimos anos, a cidade vem ganhando destaque pela política de incentivo para atração de novas empresas, com o objetivo de gerar empregos e aumentar o orçamento municipal, que para 2023, será de pouco mais de R$ 600 milhões. Para atingir essa meta, o atual prefeito Henri Sato (PSDB), tem procurado manter diálogo com os empresários que procuram a cidade para investir. O encontro mais recente aconteceu na segunda-feira (6), quando o gestor recebeu empresários no Paço Municipal.

“Reuni os empresários de Jandira para tratar assuntos que referentes ao desenvolvimento socioeconômico do município e fortalecermos a nossa parceria. Também prestamos uma homenagem a essa classe tão significativa, que contribuíram e seguem contribuindo para o nosso crescimento”, explicou.

Essas ações têm impulsionado o crescimento do parque industrial, estrategicamente posicionado em relação ao Rodoanel Mário Covas e a rodovia Castello Branco, que abriga empresas importantes para a economia do estado de São Paulo como logística, metalúrgica, químicas e farmacêuticas, além de 12,1 mil micros e pequenas empresas, segundo informações do portal Empresa Aqui.

Chegada da Yamaha
No dia 23 de novembro, o prefeito Henri Sato anunciou que a Jandira será sede da empresa Yamaha, no estado de são Paulo. Segundo o gestor, a vinda da fabricante japonesa vai gerar mais de duzentos empregos no próximo ano. A marca internacional tem como objetivo ampliar as possibilidades humanas por meio de um crescimento sustentável.

“Estou muito feliz. Trata-se de mais uma grande empresa que está acreditando em nosso município. Seguimos trabalhando para, juntos, devolvermos o orgulho do cidadão jandirense. Essa conquista é de vocês e para vocês”, comemorou.

Sessão solene
A Câmara Municipal de Jandira realiza a partir das 9h, dessa quinta-feira (8), uma Sessão Solene em comemoração ao 59º Aniversário de Emancipação Político-administrativa de Jandira. A cerimônia será transmita pelo canal oficial da Câmara no YouTube e também poderá ser acompanhada de forma presencial.

História
A história da cidade de Jandira está ligada à vinda de imigrantes europeus com a predominância de italianos, ao desenvolvimento da Estrada de Ferro Sorocabana e ao trabalho e esforço da população, que não mediu esforços na luta pela emancipação política e pelo desenvolvimento do município na primeira metade do século XX. Jandira era um distrito que pertencia à cidade de Cotia. A ideia de emancipação político-administrativa começou a ter força em decorrência natural do crescimento na década de 1950.

A Europa estava falida devido às consequências da guerra e o Brasil inspirava a esperança de vida nova. A nação brasileira passava por um grande impulso de industrialização. Já se pensava na transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília. Os vereadores da época, Oswaldo Sammartino, Clécio Soldé e João Barbosa, lideraram um abaixo-assinado para apressar o processo de emancipação, pois a grande parte dos moradores era indiferente à questão. Alguns se manifestavam contra a emancipação e preferiam a anexação de Jandira ao município de Barueri, que já se encontrava emancipado na época.

Dessa forma, no dia 8 de novembro de 1963, a Assembleia Legislativa emitiu o parecer favorável à realização de plebiscito de consulta à população do território compreendido pelas divisas do distrito de Jandira a que se pretende elevar à categoria de município. A data escolhida foi o dia 8 de dezembro. Após a abertura das urnas dos 411 eleitores, 303 votaram a favor da emancipação, garantindo o sonho tão desejado de tornar Jandira uma grande cidade.

Receba nossas notícias em seu e-mail