Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Itapevi: obras da 5ª unidade da Escola do Futuro alcançam 75%

Logo Giro
A unidade atenderá mil alunos do Ciclo 1 do Ensino Fundamental (Divulgação/Prefeitura de Itapevi)

Localizada na Cohab, nova unidade escolar de Itapevi contará com 28 salas de aulas, além de ateliê criativo; saiba mais detalhes

As obras da quinta Escola do Futuro de Itapevi alcançaram 75% de execução. Com investimentos de mais de R$ 38 milhões, a unidade está localizada na estrada Lucinda de Jesus Silva, esquina com a rua Jamanduá – Setor A, e deverá ser entregue ainda no primeiro semestre de 2024.

Segundo a administração municipal, os dados são do último balanço realizado neste mês. A unidade atenderá mil alunos do Ciclo 1 do Ensino Fundamental dos bairros próximos, com ensino de período integral.

A estrutura seguirá o formato igual aos das outras três escolas já em funcionamento na cidade, presente nos bairros Parque Suburbano, Jardim Santa Rita e na Vila Dr. Cardoso. Além da Cohab, outro espaço está sendo construído é no bairro Amador Bueno.

Leia Mais: Itapevi reúne 405 postos de trabalho a partir desta segunda (18)

Detalhes da Escola do Futuro da Cohab, em Itapevi

A Escola do Futuro da Cohab, em Itapevi, contará com piscina semiolímpica de 25 metros aquecida e coberta, laboratório e brinquedoteca. As obras começaram em setembro do último ano.

No total, serão 28 salas de aulas, além de ateliê criativo e outros setores para o desenvolvimento de atividades pedagógicas e lúdicas. O local terá quadra poliesportiva, auditório e parque externo com playground.

Leia Mais: Itapevi: inscrições para Paixão de Cristo de 2024 estão abertas

Itapevi: obras da 5ª unidade da Escola do Futuro alcançam 75%
Espaço terá m sistema de energia solar próprio (Divulgação/Prefeitura de Itapevi)

“A grande novidade está no conceito de sustentabilidade implantado na edificação que irá abrigar a unidade. O prédio será alimentado por um sistema de energia solar próprio, com placas fotovoltaicas. Uma cisterna ficará responsável pela captação de águas pluviais (das chuvas) para serem reaproveitadas no local. A ideia é se tornar um modelo ecologicamente correto”, explicou a Prefeitura.

Grade curricular de Itapevi

Seguindo o formato das outras unidades, os estudantes da nova Escola do Futuro de Itapevi contarão com 32 aulas semanais. Deste total, 23 são obrigatórias da grade curricular do Ministério de Educação e mais nove do novo modelo educacional, com Estudo Orientado, Eletivas e Protagonismo.

Além disso, os alunos terão acessos à plataforma Google For Education e de Chromebooks em diversas disciplinas. Cada uma delas terá a duração de 50 minutos.

Itapevi: obras da 5ª unidade da Escola do Futuro alcançam 75%
Estudantes terão acesso à Chromebooks (Divulgação/Prefeitura de Itapevi)

Os matriculados terão no local café da manhã, colação (distribuição de uma fruta), almoço e café da tarde. Os estudantes terão aulas extras de natação.

Leia Mais: Praça da Cidadania de Itapevi oferece cursos e lazer para população

Panorama das escolas em Itapevi

Além das três em funcionamento, as obras prosseguem na Escola do Futuro de Amador Bueno, tendo atingido 92% de conclusão. A nova unidade deve ser inaugurada até o fim de novembro deste ano.

 Ainda segundo a administração de Itapevi, o município conta com escolas adaptadas e transformadas para tempo integralão. S elas: Professora Magali Trevizan Proença de Almeida, na Chácara Santa Cecília, e Governador André Franco Montoro, no Cardoso.

Itapevi: obras da 5ª unidade da Escola do Futuro alcançam 75%
A localidade planeja uma unidade no Jardim Bela Vista (Divulgação/Prefeitura de Itapevi)

Segue também em licitação, a construção de uma Escola do Futuro no Vale do Sol/Jardim Julieta e outra no Jardim Cruzeiro. Além disso, a localidade planeja uma unidade no Jardim Bela Vista.

Leia Mais: Itapevi: obras da unidade veterinária gratuita começam em 2024

“A Prefeitura pretende, em até dez anos, transformar todas as escolas de Ciclo I do Ensino Fundamental em tempo integral”, ressaltou a Prefeitura de Itapevi.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail