giro

Itapevi: cidade tem mais de 430 casos confirmados de dengue em 2025

Logo Giro
dengue itapevi 6
Outros 331 casos ainda estão em investigação, enquanto 289 foram descartados (Divulgação/PMI)

Itapevi também soma 331 casos em investigação e oito ocorrências com sinais de alarme, não houve casos graves nem óbitos registrados

A dengue segue deixando em alerta todo o estado de São Paulo, incluindo Itapevi, que está em alerta máximo para conter o avanço da doença. De acordo com dados levantados pelo Jornal Giro S/A nesta terça-feira (1º), no Painel de Arboviroses do Governo de SP, a cidade tem 433 casos confirmados este ano.

Outros 331 casos ainda estão em investigação, enquanto 289 foram descartados. Apesar de oito ocorrências com sinais de alarme, felizmente não houve casos graves nem óbitos registrados no município.

Duas mortes seguem sendo apuradas pela gestão municipal de saúde. Itapevi segue com incidência de 185 casos por 100 mil habitantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que taxas acima de 300 por 100 mil já indicam epidemia.

Para reforçar a prevenção, a vacinação contra a dengue segue disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. O imunizante é destinado a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, e os pais ou responsáveis devem levar um documento com foto e a carteirinha de vacinação do filho.

Dengue em Itapevi: ações de combate à doença

Sempre aos sábados, Itapevi realiza edições do Mutirão Todos Contra a Dengue 2025, nos bairros da cidade. A ação eliminar focos do mosquito e conscientizar a população sobre a importância da prevenção.

A primeira etapa do mutirão ocorreu na Vila Santa Rita, no dia 25 de janeiro. No dia 08 de fevereiro, ocorreu na Vila Cardoso. Já a edição programada para o Parque Suburbano precisou ser adiada para o dia 17 de maio devido às chuvas.

As ações acontecem sempre aos sábados, até o dia 17 de maio, com equipes da Secretaria de Saúde e do Departamento de Limpeza Pública percorrendo os bairros para eliminar possíveis criadouros do mosquito.

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

Além da vacinação, cidade vem realizando mutirões de combate à doença (Divulgação/PMI)

Além da atuação dos agentes de saúde, a Prefeitura de Itapevi conta com a parceria do serviço Cata-Bagulho, que recolhe móveis velhos e outros materiais descartáveis das residências, reduzindo possíveis locais de proliferação do Aedes.

Durante a semana, a mobilização continua com ações de bloqueio de casos confirmados de dengue e eliminação de focos identificados pela equipe de endemias.

“O sucesso no combate ao mosquito depende do engajamento da população. Pequenos cuidados no dia a dia podem impedir a proliferação do Aedes aegypti, que deposita seus ovos em áreas com água parada, como caixas d’água destampadas, pneus, garrafas sem proteção e vasos de plantas”, ressalta a administração municipal.

O mosquito não se reproduz em piscinões e esgoto, mas pode sobreviver por meses em locais secos, aguardando condições favoráveis para eclodir.

Dicas para eliminar o Aedes aegypti

– Evite água parada e limpe os recipientes com sabão ou água sanitária para eliminar ovos do mosquito.

– Mantenha caixas d’água fechadas e limpas.

– Retire folhas e sujeira das calhas para evitar o acúmulo de água.

– Descarte corretamente entulhos e objetos que possam acumular água.

– Lave e troque a água dos potes de animais a cada três dias.

– Cubra piscinas quando não estiverem em uso.

– Use telas de proteção nas janelas e mosquiteiros para dormir.

– Aplique repelentes para evitar picadas de mosquitos.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail