giro

Dengue: Santana de Parnaíba registra 434 casos confirmados em 2025

Logo Giro
Não houve mortes em decorrência da doença em 2025 (Haydée Ribeiro/Giro S/A)

O número de pessoas infectadas pela dengue foi menor em comparação ao mesmo período de 2024. Unidades de saúde têm doses da vacina

A dengue continua sendo um grande desafio para os municípios paulistas, e Santana de Parnaíba está em alerta máximo para conter o avanço da doença. De acordo com o Painel de Arboviroses do Governo de SP, atualizado em 28 de março, já foram confirmados 434 casos de dengue na cidade este ano. Outros 424 casos ainda estão em investigação, enquanto 683 foram descartados.

Apesar de 20 ocorrências com sinais de alarme, felizmente não houve casos graves nem óbitos registrados.

Para reforçar a prevenção, a vacinação contra a dengue segue disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. O imunizante é destinado a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, e os pais ou responsáveis devem levar um documento com foto e a carteirinha de vacinação do filho.

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

Dengue em Santana de Parnaíba: mais casos em 2024

No mesmo período de 2024, o número de casos confirmados foi quatro vezes maior: 1.764. Foram 9 com sinais de alarme e nenhum caso grave. Além disso, 1.352 foram descartados.

Já no ano passado inteiro, 5.686 pessoas contraíram a doença. Foram 98 com sinais de alarme, além de uma grave. Três pessoas morreram em decorrência da doença.

dengue
A primeira aplicação do produto no Parque Santana reduziu em 50% a incidência de mosquitos da dengue (Divulgação/Secom Santana de Parnaíba)

Combate à dengue

Recentemente, foi aplicado inseticida em ruas do Parque Santana. Além disso, em parceria com a startup Zold, foram utilizados drones para a aspersão de inseticida, após o monitoramento da proliferação do mosquito por meio de armadilhas inteligentes. A ação busca diminuir a reprodução de mosquitos, entre eles os insetos que transmitem a dengue e a febre amarela.

Segundo a empresa, após a primeira aplicação do produto, houve diminuição da incidência de pernilongos e mosquitos da dengue em 50%. A expectativa é que com novas aplicações, os números diminuam ainda mais nos próximos meses.

O trabalho seguirá por outras regiões da cidade, e os moradores serão avisados previamente por meio de carro de som. A prefeitura também mantém ações contínuas, como o cata-treco, a construção de novos ecopontos e campanhas educativas em diversos canais, conscientizando a população sobre a importância da prevenção.

dengue
Vacina está disponível nas UBSs da cidade (Haydée Ribeiro/Giro S/A)

Como evitar a proliferação do mosquito

A mobilização contra a dengue é fundamental. Faça sua parte eliminando água parada e contribuindo para a proteção de toda a comunidade. Confira algumas dicas:

  • Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira fechada.
  • Elimine água parada;
  • Mantenha a tampa da caixa d’água bem fechada;
  • Remova folhas e galhos das calhas;
  • Mantenha tonéis e barris de água tampados;
  • Coloque areia nos pratinhos dos vasos de plantas;
  • Guarde garrafas sempre de cabeça para baixo;
  • Abrigue pneus velhos em locais cobertos; e
  • Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira fechada.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail