Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

​Inep divulga edital do Enem 2021 e define datas de inscrição e aplicação das provas

Logo Giro
As inscrições serão feitas na “Pagina do Participante”, no site do Inep e vão de 30 de junho a 19 de julho (Divulgação/Marcelo Camargo/Agência Brasil) 

Foi anunciado na manhã desta quarta-feira (2), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. O documento foi divulgado no Diário Oficial da União e trouxe a definição das datas de inscrição e aplicação das provas.

Desta vez, diferentemente da edição anterior, as versões impressa e digital serão aplicadas nas mesmas datas, nos dias 21 e 28 de novembro e terão perguntas iguais. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), essa medida é uma forma de ganhar tempo na elaboração dos cadernos de questões.

As inscrições serão feitas na “Pagina do Participante”, no site do Inep e vão de 30 de junho à 19 de julho, com taxa de R$ 85. Na inscrição, o candidato deve escolher se desejará realizar a prova impressa (tradicional) ou digital. Ao todo, serão 101.100 vagas disponibilizadas no Enem digital.

Segundo o portal de notícias G1, nesta edição a versão computadorizada terá adaptações para candidatos com deficiência: prova super ampliada e com contraste (voltada para pessoas com baixa visão), e locais de aplicação com acessibilidade. Na edição anterior, apenas a versão impressa oferecia essas opções.

Devido à pandemia de covid-19, será obrigatório aos candidatos o uso de máscara durante o exame. No edital, também há a determinação para o uso de álcool em gel na higienização das mãos. Aqueles que não seguirem os protocolos sanitários, serão eliminados.

Confira abaixo o cronograma.

Inscrições: 30/6 a 14/7
Pagamento da inscrição: até 19/7
Pedido de atendimento especializado: 30/6 a 14/7
Pedido de tratamento pelo nome social: 19 a 23/7
Provas: 21 e 28/11

Horários
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas no 1º dia: 19h
Término das provas no 2º dia: 18h30

Receba nossas notícias em seu e-mail