Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Índice de Progresso Social: Jundiaí e Barueri são as melhores cidades

Logo Giro
Qualidade do Meio Ambiente foi um dos índices de destaque de Jundiaí (Divulgação/PMJ)

Osasco aparece na 3ª colocação. Índice de Progresso Social dos três municípios são considerados relativamente fortes. Confira mais detalhes

Entre as 13 cidades abordadas pelo GIRO, Jundiaí e Barueri conquistaram as melhores colocações no Índice de Progresso Social (IPS), metodologia que avalia a qualidade de vida da população no Brasil. Os dois municípios alcançaram o índice e 68,54 e 67,95, respectivamente, considerado relativamente forte. Osasco aparece na 3ª colocação entre as 13 cidades, com índice 67,68.

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

Progresso: três dimensões

O Índice de Progresso Social (IPS) avalia um conjunto de indicadores agrupados em três dimensões: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades. Veja o desempenho das três cidades citadas acima.

Barueri obteve bons resultados nas três dimensões. Em Necessidades Humanas Básicas obteve índice 82,06, com maior pontuação em Água e Saneamento (92,45) e Moradia (93,85). Já em Fundamentos do Bem-estar (73,37), destacou-se em Acesso ao Conhecimento Básico (81,22), Acesso à Informação e Comunicação (79,79) e Qualidade do Meio Ambiente (74,92). E na dimensão Oportunidades (48,44), chama a atenção os índices Liberdades Individuais e de Escolhas (58,23) e Acesso à Educação Superior (71,34). No ranking geral, entre os 5.570 municípios brasileiros, Barueri ocupa o 88ª lugar.

Já Jundiaí destacou-se no dimensão Fundamentos do Bem-estar (77,71). Os índices Saúde e bem-estar (66,27) e Qualidade do Meio Ambiente (81,84) foram índices relativamente fortes. O município está na 55ª colocação no ranking geral.

Osasco registrou bons resultados nas três dimensões. Em Necessidades Humanas Básicas obteve índice 80,82, com maior pontuação em Água e Saneamento (91,88). Já em Fundamentos do Bem-estar (70,96), destacou-se em Acesso à Informação e Comunicação (77,79). E na dimensão Oportunidades (51,26), chama a atenção os índices Direitos Individuais (45,58), Liberdades Individuais e de Escolhas (57,99) e Acesso à Educação Superior (55,89). Osasco ocupa a 106ª posição no geral brasileiro.

Índice de Progresso Social: Jundiaí e Barueri são as melhores cidades
Barueri destacou-se em Acesso ao Conhecimento Básico (Divulgação/Prefeitura de Barueri)

Outros municípios

Confira o desempenho das outras nove cidades no Índice de Progresso Social (IPS):

  • Santana de Parnaíba – 66,34
  • Vargem Grande Paulista – 66,16
  • Cotia – 64,78
  • Cajamar – 64,35
  • São Roque – 62,95
  • Carapicuíba – 62,48
  • Itapevi – 62,09
  • Jandira – 62,93
  • Araçariguama – 61
  • Pirapora do Bom Jesus – 58,05
No período, em Osasco e região, o frio da madrugada diminui e as tardes estarão mais quentes. Chuva retorna a partir de segunda (8); saiba mais
Osasco chamou a atenção no índice Liberdades Individuais e de Escolhas (Caio Henrique/Secom Osasco)

Sobre o IPS

O Índice de Progresso Social (IPS) é uma metodologia que avalia a qualidade de vida da população no Brasil de forma multidimensional. Além de avaliar se as pessoas têm o necessário para prosperar, indo além das métricas tradicionais e paradigmas econômicos, ela permite comparar municípios, estados e regiões.

Quer saber mais detalhes do seu município? Basta acessar o link (clique aqui).

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, a cidade de Jundiaí.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail