Os três municípios ultrapassaram a cidade de São Paulo, que foi avaliada com nota 5.7. Carapicuíba, Itapevi e Jandira também ficaram com nota acima da capital paulista
Mesmo com a pandemia, três municípios da região registraram nota acima da média nacional (5.8) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2022, o Ideb, no quesito que mede a aprendizagem dos estudantes das escolas públicas do 1º ao 5º ano. Barueri obteve a nota 6.5. Santana de Parnaíba, 6.1. Já Osasco alcançou a nota de 5.9. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi divulgado no dia 16 de setembro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os três municípios superaram a cidade de São Paulo, que foi avaliada com nota 5.7. Carapicuíba, Itapevi e Jandira também ficaram com nota acima da capital paulista
6º ao 9º ano
Nos resultados dos alunos do 6º ao 9º ano, Barueri também ocupa a 1ª posição na região, com 5.7. “Contamos com um verdadeiro exército de profissionais apaixonados pela Educação, que pensam em oferecer o melhor para nossos estudantes “, afirma o secretário de educação, Celso Furlan.
Leia também
No período da pandemia do novo coronavírus, a rede municipal de ensino do município criou estratégias de investimentos para garantir aulas online. Disponibilizou chromebooks para os estudantes, além de internet e cestas básicas para as famílias de alunos mais carentes. Também implementou aulas de reforço em todas as escolas da rede.
Apenas Barueri e Santana de Parnaíba ficaram com índice na frente da capital paulista – que obteve nota 5.1 – no ensino fundamental II. Parnaíba registrou a nota 5.3.
Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) também aparecem na lista das melhores no Ideb 2021. Destaque para as unidades do Centro Paula Souza, entre elas a de Santana de Parnaíba, que obteve nota 6.1.
Indicadores da região metropolitana Oeste de SP (rede municipal)
1º ao 5º ano
Barueri – 6.5
Santana de Parnaíba – 6.1
Osasco – 5.9
Carapicuíba – 5.7
Itapevi – 5.6
Jandira – 5.6
São Paulo – 5.1
6º ao 9º ano
Barueri – 5.7
Santana de Parnaíba – 5.3
São Paulo – 5.1
Carapicuíba – 5.0
Jandira – 5.0
Osasco – 5.0
Itapevi – 4.9
Sobre o Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica mede a qualidade do ensino das escolas individualmente, das redes de ensino (municipal, estadual, privada), dos municípios, do estado e do Brasil, em três etapas: anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental e ensino médio.
O Ideb é calculado e divulgado a cada dois anos, sempre em anos pares, mas com dados do ano anterior. Por isso temos resultados apenas dos anos ímpares.






