Segundo o Governo Estadual, o modelo substitui as tradicionais praças de pedágio por pórticos inteligente; confira mais detalhes
Já está disponível para acesso, o site Siga Fácil, do Governo do Estado de São Paulo. O endereço é dedicado a motoristas com pagamento de pedágios na nova modalidade eletrônica, o free-flow.
O modelo de cobrança tarifária substitui as tradicionais praças de pedágio por pórticos inteligentes, que identificam automaticamente os veículos por meio de placas ou tags eletrônicas. Segundo a gestão executiva estadual, as mudanças visam tornar o trânsito mais fluido e seguro com a eliminação das filas, reduzindo o risco de acidentes, bem como promover ainda justiça tarifária ao utilizar cobrança mais equilibrada.
No sistema, a cobrança será proporcional ao trajeto percorrido. Isso significa que o motorista paga apenas pelos trechos efetivamente utilizados.
Além disso, motociclistas estão isentos do pagamento de pedágio em todos os trechos operados sob os novos contratos com pedágio eletrônico, reforçando o caráter social da medida e beneficiando diretamente quem utiliza esse meio de transporte no dia a dia.
Os dois primeiros pórticos com Free-flow, instalados pelo Governo Estadual paulista, estão localizados na SP-333 (Rodovia Laurentino Mascari), entre Itápolis e Jaboticabal, sob responsabilidade da concessionária Ecovias Noroeste Paulista, e na SPI 097/055 (Rodovia dos Tamoios, Contorno Sul – km 13+500), em Caraguatatuba, operada pela concessionária Tamoios.
Conheça mais detalhes do site Siga Fácil do Governo de SP

O site do sistema Siga Fácil traz um mapa indicando onde estão localizados os pórticos dos pedágios eletrônicos e fornece os links disponibilizados pelas concessionárias para pagamento avulso dos valores, ou seja, facilitando para aqueles usuários que não possuem uma tag.
Os motoristas também encontram informações sobre como funcionam os pedágios eletrônicos e contatos da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e empresas para dúvidas.
“A substituição das praças físicas pelos pórticos está ocorrendo de forma gradual nos trechos estaduais concessionados. Neste período de transição, as tarifas seguem os valores vigentes dos contratos, garantindo estabilidade, segurança jurídica e respeito aos usuários, ao mesmo tempo em que se avança para um sistema mais moderno e eficiente”, afirma o Governo Estadual Paulista.
Free Flow na Castello Branco e na Raposo Tavares



Serviço entra em vigor em 2027 na Região Oeste da Grande SP (Divulgação/Governo do Estado de SP)
A partir de 2027, a Rodovia Castello Branco começará a adotar o sistema de pedágio por fluxo livre, o chamado free flow. Além dos pontos onde hoje funcionam as praças, outros três trechos da Castello Branco receberão os novos equipamentos.
A transição ocorrerá de maneira sincronizada: os pórticos entrarão em operação e, ao mesmo tempo, as praças serão desativadas.
A modernização também chegará à Rodovia Raposo Tavares, mas em um cronograma mais longo. A implantação do free flow por lá está prevista para ocorrer entre 2031 e 2033, após a conclusão das obras de ampliação das marginais.
Esses novos trechos, inclusive, serão isentos de pedágio — uma medida que deve beneficiar os motoristas que utilizam a via para deslocamentos curtos ou locais.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.