giro

Febre amarela: sábado (22) tem Dia D da Vacinação em Osasco e Cotia

Logo Giro
febre amarela cotia
As ações visam coibir o aumento do número de casos da doença (Divulgação/Secom Cotia)

Em Cotia, a vacina contra a febre amarela ocorrerá na UBS Atalaia. Enquanto em Osasco, ação ocorrerá em todas as UBSs da cidade; saiba mais

Neste sábado (22), as cidades de Cotia e Osasco vão realizar o Dia D contra a febre amarela. As ações visam coibir o aumento do número de casos da doença e uma oportunidade para vacinar quem ainda não foi imunizado.

“No estado de São Paulo, as áreas afetadas e com circulação comprovada do vírus, até o momento, são: Ribeirão Preto, Campinas, Barretos e Osasco, além de cidades de Minas Gerais, Roraima e Tocantins. Nestas regiões, foram confirmadas epizootias por febre amarela em primatas não humanos, e quem vai para estes locais devem ser imunizados contra a doença”, afirmou a gestão pública cotiana.

Em Cotia, as imunizações ocorrerão das 8h às 16h, na UBS Atalaia. A Secretaria de Saúde da cidade também realizará uma ação de multivacinação para atualização vacinal da população em geral.

Para receber a dose da vacina contra a febre amarela, ou para atualizar outras vacinas, é preciso apresentar documento oficial com foto e CPF – no caso das crianças, a caderneta de vacina é obrigatória.

Conforme a Secretaria de Saúde de Cotia, com a chegada do Carnaval, muitas pessoas devem entrar e sair de Cotia e é importante que que a população esteja imunizada contra a febre amarela e com todas as vacinas em dia.

Caso o munícipe não tenha disponibilidade de ir à UBS Atalaia no sábado (18), é possível comparecer nas UBSs Atalaia, Portão, Mirizola, ASSA e Caucaia do Alto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Dia D da Febre amarela em Osasco: mais informações

Em Osasco, o Dia D ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, 9h às 16h. A imunização é destinada a todos os moradores, a partir de 6 meses de idade, que ainda não receberam a dose da vacina.

Os munícipes devem comparecer à UBS mais próxima, munidos de comprovante de endereço, documento de identificação com foto e caderneta de vacinação.

“É importante ressaltar que a vacinação é seletiva; moradores a partir de 5 anos que já tomaram a vacina em algum momento da vida não precisam receber outra dose”, explica a Prefeitura osasquense.

Vacinação é destinada para crianças a partir de 6 meses (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Para os idosos com 60 anos ou mais, a imunização contra a febre amarela será realizada conforme avaliação médica, levando em consideração o risco relacionado a comorbidades, doenças autoimunes, tratamentos específicos ou uso contínuo de medicamentos que contraindiquem a aplicação da vacina.

Gestantes e mulheres que amamentam crianças com até 6 meses devem interromper a amamentação por 10 dias após a vacinação. É recomendado que a mulher faça a extração do leite materno antes da vacina para garantir a continuidade do aleitamento nesse período.

O munícipe pode procurar a unidade mais próxima da residência portando documento com foto e caderneta de vacinação (se tiver). O público-alvo da imunização contra a febre Amarela são todos os moradores de Osasco, a partir de 6 meses, que ainda não receberam a dose.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail