A ação é um esforço coletivo com objetivo de aumentar a cobertura vacinal da população e prevenir surtos de febre amarela; saiba mais
Acontece neste sábado (22), em Barueri e Santana de Parnaíba, uma campanha de atualização de carteirinha de vacinação, com foco na vacina contra a Febre Amarela. Intituladas como “Dia D”, as ações ocorrerão em todas as unidades básicas de saúde (UBS’s) presentes nas cidade.
A ação é um esforço coletivo com objetivo de aumentar a cobertura vacinal da população e prevenir surtos da doença.
A febre amarela é transmitida pela picada do mosquito vetor do vírus. Em áreas urbanas, a infecção pode ocorrer pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite dengue, chikungunya e zika.
Os sintomas da febre amarela são: início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores musculares, dores no corpo, fadiga, fraqueza, náuseas e vômitos. Caso perceba esses sintomas, procure imediatamente atendimento médico.
Em Santana de Parnaíba, a vacinação ocorre das 07h às 17h. Enquanto em Barueri, as aplicações do medicamento ocorrem das 8h às 17h.
Dia D contra a febre amarela: público-alvo e proteção
Crianças a partir de 9 meses de idade e adultos com até 60 anos, sem histórico de vacinação, devem tomar a vacina contra a febre amarela. Viajantes devem tomar a vacina com 10 dias de antecedência. Quem já recebeu o imunizante não precisa da dose de reforço.
A vacina é contraindicada para lactantes e gestantes, a não ser em casos de alto risco de infecção, o que deve ser avaliado pelo médico.
Além da vacina, vale ressaltar que outras medidas de proteção devem ser consideradas, como o uso de calças e camisas de mangas longas; sapatos fechados; aplicação de repelente nas áreas expostas do corpo; e uso de mosquiteiros nos berços e carrinhos de crianças menores de seis meses de idade.




Vacinação é destinada para crianças a partir de 6 meses (Divulgação/Secom Barueri)
O risco da transmissão da febre amarela pode ser reduzido, eliminando focos do mosquito que transmite a doença. Portanto, descarte recipientes que armazenam água parada. Tais como garrafas pets, tampinhas, pneus velhos e vasos dentre outros.
O Ministério da Saúde emitiu um alerta no início do mês de fevereiro, sobre o aumento do número de casos de febre amarela no Brasil, e em especial, em São Paulo. Neste ano, até a data dessa publicação, foram confirmadas oito mortes por febre amarela no estado.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.