Réplicas de crânios e esqueleto em tamanho real fazem parte da mostra idealizada por meio da parceria entre a Secretaria de Cultura e o Museu Catavento. A entrada é gratuita
Segue em cartaz na cidade de Cotia, até 31 de maio, a mostra “Invasão Hominínia”, realizada em uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Lazer e o Museu Catavento. A exposição conta com seis vitrines com réplicas de hominínios fósseis em tamanho real: são cinco crânios (Sahelanthropus tchadensis, Homo habilis, Homo erectus, Homo neanderthalensis e Homo sapiens) e um esqueleto completo da Lucy (Australopithecus afarensis).
Lucy, um fóssil de Australopithecus afarensis de 3,2 milhões de anos, descoberto em 1974 pela dupla Donald Johanson e Tom Gray no deserto de Afar, na Etiópia, ajudou a reformular a história da evolução humana. O fóssil mais famoso do mundo ganhou esse nome pois os cientistas que o encontrarem comemoraram a descoberta no seu acampamento ao som de “Lucy in the Sky with Diamonds”, música lançada pelos Beatles em 1967.
Programação inclui entrada gratuita
Os visitantes poderão apreciar réplicas que evidenciam as modificações ocorridas no formato do crânio e face humana nos últimos sete milhões de anos. Um grande painel compõe a exposição e traz um resumo da linha do tempo da evolução humana, apresentando as principais espécies hominínias, quando viveram e suas relações de parentesco.
A mostra tem entrada gratuita e vai percorrer três endereços na cidade: até o dia 28 de abril, as peças poderão ser visitadas no Centro Administrativo de Cotia (CAC) (rua Jorge Caixe, 306A – Jardim Nomura); entre 3 e 12 de maio os itens estarão no Centro Cultura de Caucaia do Alto (rua José Lopes Neto, 320 – Caucaia do Alto) e no período de 16 e 31 de maio, na Biblioteca Batista Cepelos (avenida Professor Manoel José Pedroso, 1147 – Parque Bahia). O horário da exposição é das 8h às 17h.