Governo de SP anuncia a redução do ICMS da gasolina para 18%

"Estamos implantando a redução proposta pela lei federal sancionada pelo presidente da República. Preço do litro da gasolina pode cair em cerca de R$ 0,48", disse governador
Governador do estado de SP, Rodrigo Garcia, faz anúncio à imprensa (Divulgação/Governo de SP)

Para regulamentar o estado na lei federal 194/2022, o governador do estado de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), anunciou na manhã desta segunda-feira (27), a redução do ICMS da gasolina no estado de 25% para 18%. A resolução assinada pelo secretário da Secretaria da Fazenda e Planejamento, Felipe Salto, será publicada no “Diário Oficial” e impactará a arrecadação em R$ 4,4 bilhões. A mesma resolução também reduz para 18% o ICMS da energia elétrica e serviços de comunicação.

“Estamos implantando imediatamente a redução proposta pela lei federal sancionada pelo presidente da República. Nossa expectativa é que essa decisão cause um efeito na bomba de gasolina de redução de cerca de R$ 0,48. Se hoje nós temos uma gasolina em São Paulo em um preço médio de R$ 6,97, portanto teremos um preço médio abaixo de R$ 6,50, com essa decisão que o Governo do Estado toma hoje”, disse Rodrigo Garcia.

Gasolina poderia estar mais cara
São Paulo congelou o ICMS embutido na gasolina em R$ 1,50 desde novembro de 2021. Hoje o imposto estaria em R$ 1,74 sem o congelamento do preço. Com a redução anunciada nesta segunda-feira, o valor chega a R$ 1,26 em 1º de julho, o que representa R$ 0,48 a menos.

O governador também anunciou que o Procon irá divulgar os preços médios dos combustíveis antes da redução do ICMS para que o consumidor possa saber se a medida refletiu na redução nos preços nas bombas.

“Não é justo a gente fazer esse grande esforço e a redução de imposto ficar na margem do posto de gasolina ou da distribuidora, portanto o Procon vai estar nas ruas fazendo essa avaliação e essa divulgação dos preços da gasolina em São Paulo para informar o consumidor para que ele possa lutar pela expectativa de redução de preço da gasolina na bomba, que vai ser de cerca de R$ 0,48”, afirmou o governador.