Search
Close this search box.
giro

Especial Direito: Barueri, Osasco e outras dez cidades tem mais de 1 milhão de processos em andamento

Logo Giro
Osasco é a cidade que possui mais ações judiciais em andamento (Divulgação/Polícia Civil de SP)

Osasco é a cidade que possui mais ações judiciais em andamento, com 270.351 litígios. Logo após, Cotia aparece com mais de 209 mil processos e Itapevi com 171 mil demandas


Barueri, Osasco e outras dez cidades da região Oeste da Grande São Paulo tem 1.168.066 processos em andamentos. O levantamento foi feito com exclusividade pela reportagem do Giro, junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), nesta quarta-feira (9).

As estatísticas judiciarias são referentes aos foros de Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista, incluem documentos físicos e digitais.

À reportagem, o órgão explicou que processos de Pirapora do Bom Jesus pertence à Santana do Parnaíba e Araçariguama pertence à comarca de São Roque.

Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a comarca corresponde ao território em que o juiz de primeiro grau irá exercer suas funções, podendo abranger um ou mais municípios. Cada comarca, pode contar com vários magistrados ou apenas um, que terá, no caso, todas as competências destinadas ao órgão de primeiro grau.

Leia Mais: Com o apoio do sistema Muralha, GCM de Osasco confisca veículo dublê no Santa Maria

Osasco é a cidade que possui mais ações judiciais em andamento, com 270.351 litígios. Logo após, Cotia aparece com mais de 209 mil processos e Itapevi com 171 mil demandas. Carapicuíba e Barueri contam com 117 mil e 112 mil ações.

Em 2022, a Justiça paulista superou marca de 5 milhões de processos julgados.

Especial Direito: Barueri, Osasco e outras dez cidades tem mais de 1 milhão de processos em andamento

Metas

Em novembro de 2022, os presidentes e representantes dos Tribunais do país aprovaram durante o 16º Encontro Nacional do Poder Judiciário (ENPJ), definiram dez metas nacionais e específicas do Poder Judiciário em 2023.

TJSP tem como meta estimular a conciliação (Divulgação/TJSP)
TJSP tem como meta estimular a conciliação (Divulgação/TJSP)

Dentre elas, os magistrados colocaram objetivos, como: julgar mais processos que os distribuídos, julgar processos mais antigos e estimular a conciliação.

Ao Giro, o TJSP explicou que vem atuando para aprimorar os serviços prestados à população.

Leia Mais: COMÉRCIO IRREGULAR: Acib reúne-se com entidades de Barueri para discutir o assunto

“O Tribunal de Justiça de São Paulo sempre atua para o aprimoramento da prestação jurisdicional. Entre as ações estão instalações de varas especializadas, criação de turmas recursais para os julgamentos dos recursos do Juizado Especial, nomeação de novos servidores, digitalização de processos físicos, implementação de ferramentas tecnológicas, como o Balcão Virtual, entre outras. São muitas frentes e o TJSP sempre atua para conferir celeridade aos julgamentos”, afirmou o órgão.

Receba nossas notícias em seu e-mail