giro

Em parceria com o governo do Estado, Osasco inicia capacitação para projetos culturais

Logo Giro
Parceria entre Osasco e governo de SP visa fomentar atividades culturais (Divulgação/Secom OSasco)

Os participantes conheceram os programas de fomento, seus impactos e cases de sucesso. Atividades visam fortalecer e enriquecer a cena cultural do Estado.

Por meio da Secretaria de Cultura, a Prefeitura de Osasco lançou em parceria com o governo do Estado de São Paulo, o Programa “Desvendando o Fomento Estadual”, uma capacitação que tem como objetivo desenvolver a produção cultural na cidade, esclarecer as dúvidas e dificuldades dos profissionais da área e incentivar o apoio financeiro aos projetos locais.

LEIA TAMBÉM: Saúde: moradores de Osasco devem atualizar cadastro do SUS

A ação que faz parte do programa “Capacita Cultura OZ”, reuniu no Teatro Municipal Glória Giglio, empreendedores, produtores, artistas, agentes culturais, potenciais, empresários e representantes do terceiro setor, interessados em desenvolver projetos de economia criativa e cultural.

Durante toda a manhã, os participantes conheceram os programas de fomento, seus impactos e cases de sucesso. As atividades também estimularam o compartilhamento de conhecimentos e a participação ativa para fortalecer e enriquecer a cena cultural do Estado.

Satisfeito com a adesão e a presença da classe artística da cidade no evento, o secretário de Cultura, Paulinho Samba de Rua, destacou a importância da atividade para o setor. “Conseguimos lotar o teatro nessa manhã com artistas, empresários e pessoas que acreditam na cultura. Nos últimos quatro meses, lançamos quatro editais, tudo de forma transparente e muito democrática, ampliando o diálogo e dando oportunidade para as pessoas que querem trabalhar na nossa cidade. Também gostaria de agradecer a secretária Marilia, por acreditar na nossa cidade e no nosso trabalho. Vou continuar batendo na sua porta para trazer mais investimentos para a cultura de Osasco”.

Para o deputado Gerson Pessoa, a cultura nem sempre foi tratada como prioridade e essa falta de recursos acabou dificultando o planejamento do trabalho realizado no município. “Quando me coloquei na condição de me candidatar a deputado, tinha como meta estreitar a relação do município com o Estado, afinal o município ficou de fora de muitos projetos porque não havia um interlocutor. Estou feliz em poder contribuir com a cidade e continuem contando comigo nessa missão. Para finalizar, gostaria de agradecer ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas e a secretária Marilia Marton, que foram fundamentais nessa construção”.

Já o secretário da Casa Civil, Ribamar Silva, destacou o compromisso do prefeito Rogério Lins com a Cultura no município. “Fico feliz por ver artistas, empresários e autoridades reunidos no lançamento desse projeto tão importante para a Cultura. Com o prefeito e esse time de secretários, podem ter certeza que não mediremos esforços para fazer a cultura de Osasco ser referência no nosso Estado de São Paulo”.

“A cultura faz parte de uma cadeia produtiva forte, potente e pujante, e que também precisa de financiamento, sem isso não há como fazer cultura. Então hoje abordaremos as diversas formas de financiamento. A gente não pode deixar passar nenhuma oportunidade, como aconteceu com a Lei Paulo Gustavo em que Osasco garantiu mais de R$ 5 milhões”, afirmou a secretária Marilia.

Ela salientou a importância da Cultura para a sociedade. “Nós fazemos desenvolvimento humano, nós transformamos vidas, nós entramos na vida da pessoa, eventualmente não é para ser um ator ou fazedor de cultura, mas para ter senso crítico, para aprender a se comportar em sociedade. Então, quando a gente fala de cultura, a gente fala de desenvolvimento social. Cultura cria hábito, cria consumo, cria senso crítico e transforma vidas”.

Para finalizar, a secretária elogiou a estrutura do Teatro Glória Giglio. “Esse palco é lindo, quero parabenizar a cidade pelo investimento. Se São Paulo tivesse 50 palcos como esse, teríamos espetáculos todos os dias, porque existem muitos profissionais que não têm palco para se apresentar”.

Receba nossas notícias em seu e-mail