Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de SP, até 30/6, cobertura vacinal no estado estava em 44,5%. Meta é atingir 90% da população
A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, decidiu estender a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2023 até 31 de julho. A imunização seguirá sendo disponibilizada em Osasco, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos horários de atendimento habituais. Vale ressaltar que a vacina está disponível para todas as faixas etárias, a partir dos 6 meses de idade. Atualmente, a população de Osasco ultrapassa os 770 mil habitantes.
Neste link, é possível acessar o endereço, telefone, email, bem como o horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde disponíveis no município de Osasco.
Taxa de vacinação deve avançar em Osasco e no estado
De acordo com boletim divulgado em 30 de junho pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a taxa de vacinação no estado alcançou 44,5%, representando um aumento de 4,6% em relação à cobertura registrada no fim de maio deste ano.
Durante os primeiros cinco meses de 2023, foram administradas 6,1 milhões de doses. Com a prorrogação da campanha, em junho, foram aplicadas mais 4,6 milhões de doses, totalizando 10.769.619 milhões de doses aplicadas. A meta estabelecida para o estado é atingir uma cobertura de 90%.
LEIA TAMBÉM: Saúde: UBSs passam a funcionar até às 20h em Osasco
No ano de 2022, houve o registro de 3.116 casos de gripe que demandaram hospitalização, resultando em 339 óbitos. Já em 2023, até a última semana de junho, foram contabilizadas 2.086 hospitalizações, enquanto no mesmo período do ano anterior foram registradas 1.540 internações e 259 óbitos. Embora a letalidade tenha diminuído, observou-se um aumento de 35,4% no número de hospitalizações durante o primeiro semestre deste ano.
Como ocorre a contaminação por influenza?
A transmissão da Influenza ocorre principalmente por meio de gotículas respiratórias geradas por tosse, espirros ou fala de uma pessoa infectada para uma pessoa suscetível. Os principais sintomas da doença incluem fadiga, dor de cabeça, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e o surgimento repentino de febre, sendo este último o sintoma mais importante, com duração média de três dias.
À medida que a doença progride, os sintomas respiratórios, como tosse, tornam-se mais evidentes e duram cerca de três a cinco dias após o desaparecimento da febre. Em casos mais graves, pode ocorrer dificuldade respiratória, exigindo hospitalização.
A vacinação é de extrema importância, pois previne o surgimento de complicações decorrentes da doença e contribui para reduzir a circulação viral, aliviando a sobrecarga nos serviços de saúde.
O Ministério da Saúde alerta que, devido à semelhança dos sintomas entre influenza e covid-19, ambas as doenças continuam representando uma ameaça à saúde pública no Brasil, especialmente para pessoas não vacinadas.
Vacina 100 dúvidas
O governo de São Paulo possui o site www.vacina100duvidas.sp.gov.br/ que reúne as cem dúvidas mais frequentes sobre as vacinas nos buscadores da internet. Um espaço com informações claras para desmistificar fake news com relação a imunização, garantindo assim a proteção de toda a população.
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.
*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.