Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Dia de Finados: linhas 8 e 9 terão apoio do sistema PAESE

Logo Giro
As paradas incluirão as estações Domingos de Moraes, Imperatriz Leopoldina, Presidente Altino, Osasco e Comandante Sampaio (Rovena Rosa / Divulgação / Agência Brasil)

Nesta quinta (2), Dia de Finados, os trens não circulam entre as estações Domingos de Moraes e Comandante Sampaio. Veja os detalhes

O Dia de Finados é um feriado importante no Brasil, e muitas pessoas aproveitam a data para prestar homenagens aos entes queridos que já se foram. Porém, é essencial estar ciente das alterações no transporte público que podem impactar o deslocamento das pessoas nesse dia.

Neste ano, devido a atividades de atualização do sistema de sinalização, as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) terão mudanças significativas.

A seguir, a reportagem do GIRO apresenta todos os detalhes.

Interrupção temporária na Linha 8-Diamante, no Dia de Finados

No Dia de Finados, celebrado nesta quinta-feira, 2 de novembro, das 4h às 10h, a circulação de trens na Linha 8-Diamante será interrompida entre as estações Domingos de Moraes e Comandante Sampaio. Essa interrupção temporária se deve às atividades de atualização do sistema de sinalização. Durante esse período, não haverá trens circulando nesse trecho.

Estação Comandante Sampaio, em Osasco (Divulgação / ViaMobilidade)

PAESE: alternativa para os passageiros

Para minimizar os impactos da interrupção na Linha 8-Diamante, a ViaMobilidade disponibilizará ônibus da operação PAESE — Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência. Esses ônibus atenderão o trecho entre as estações Domingos de Moraes e Comandante Sampaio, fazendo paradas em todas as estações do percurso. Portanto, os passageiros poderão utilizar os ônibus PAESE para se deslocarem nesse trecho afetado.

Ônibus PAESE na Linha 8-Diamante

Os ônibus PAESE serão uma alternativa essencial para os passageiros que precisarem se deslocar entre as estações Domingos de Moraes e Comandante Sampaio. Eles estarão operando nos dois sentidos, garantindo que os usuários possam chegar ao seu destino com segurança e eficiência.

As paradas incluirão as estações Domingos de Moraes, Imperatriz Leopoldina, Presidente Altino, Osasco e Comandante Sampaio.

Transferências para a Linha 9-Esmeralda

Para os passageiros que precisam fazer transferências entre a Linha 8-Diamante e a Linha 9-Esmeralda, a ViaMobilidade também providenciou soluções. Haverá disponibilidade de ônibus em todas as estações entre Domingos de Moraes e Comandante Sampaio, direcionando os passageiros até a estação Ceasa, que faz parte da Linha 9-Esmeralda.

Facilidade nas transferências

As transferências da Linha 8 para a Linha 9 e vice-versa serão facilitadas com a presença dos ônibus de ligação. Passageiros que desejarem ir da estação Domingos de Moraes para a Comandante Sampaio, ou o inverso, poderão contar com os ônibus de transferência que passarão pelas estações dos respectivos trechos, garantindo uma transição livre de transtornos entre as linhas.

Atualmente, segundo a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação dos trens metropolitanos de SP, a Linha 9-Esmeralda transporta cerca de 444,1 mil usuários por dia, seguida pela Linha 8-Diamante, que atende a 351,4 mil passageiros diariamente.

LEIA TAMBÉM: Osasco: por dentro dos achados e perdidos das Linhas 8 e 9

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail