Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Deputados estaduais da região oeste da Grande SP votam pela cassação de Arthur do Val

Logo Giro
Deputados Ataide Teruel, Cezar e Emidio de Souza votaram pela cassação do mandato (Divulgação/Alesp)

Três deputados estaduais com forte atuação na região – Ataide Teruel (Podemos), Cezar (PSDB) e Emidio de Souza (PT) – votaram favoráveis à cassação do mandato de Arthur do Val (União) por quebra de decoro parlamentar após a divulgação de áudios machistas sobre as mulheres ucranianas. Apesar de ter renunciado ao cargo, a cassação significa que ele perderá os direitos políticos por oito anos, segundo a Lei da Ficha Limpa.

A cassação foi aprovada por unanimidade entre todos os 73 deputados que participaram da sessão. Para ter o mandato cassado, era preciso 48 votos entre os 94 deputados estaduais da Alesp. A aprovação ocorreu em sessão muito curta para os padrões do Poder Legislativo paulista.

Conhecido como ‘Mamãe Falei’, Arthur do Val é o primeiro deputado cassado pela Alesp em mais de 23 anos. O último parlamentar que havia sido cassado pelo Legislativo Paulista foi o ex-deputado Hanna Garib, em 1999, acusado de fazer parte da chamada “máfia dos fiscais” da cidade de São Paulo, na época que era vereador da capital.

Receba nossas notícias em seu e-mail