Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, de junho até 14 de agosto, foram aplicadas 1.413 doses de vacina contra a dengue
A campanha de vacinação contra a dengue em Santana de Parnaíba continua nas 13 unidades de saúde do município. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, de junho até 14 de agosto, foram aplicadas 1.413 doses de vacina Qdenga.
As doses estão disponíveis em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USAs (Unidades de Saúde Avançadas) da cidade, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Para se vacinar, a pessoa precisa levar o RG e a carteirinha de vacinação Confira os endereços das unidades de saúde por meio do link (clique aqui).
+SIGA os canais de notícias do GIRO no Whatsapp, Telegram e Linkedin
Dengue: duas doses da vacina
O imunizante contra a doença está sendo aplicado em crianças e adolescentes de dez a 14 anos, grupo com maior número de internações pela doença, de acordo com o Ministério da Saúde. São necessárias duas doses da vacina.
No final de 2023, a Qdenga foi incluída no SUS (Sistema Único de Saúde) depois de análise da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec). O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal.
Em Santana de Parnaíba, foram adotadas várias ações para que a vacinação atingisse o público-alvo, como campanhas nas escolas, visita de agentes de combate às endemias nas residências e apresentações teatrais sobre os riscos da dengue. Foram realizadas ainda palestras informativas e houve ampla divulgação por meio de materiais impressos e nas redes sociais.
Em março de 2024, foram entregues 32 mil repelentes, gratuitamente, nos colégios municipais. O repelente é eficiente contra o aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, além de oferecer sensação refrescante e calmante por suas propriedades de Aloe Vera e Camomila.

—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, a cidade de Jundiaí.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.