Nas onze cidades da região oeste da Grande São Paulo que fazem parte do consórcio Cioeste (Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista), o total de doses de vacinas aplicadas contra a covid-19 em sua população, até ontem, 20 de maio, foi de 555.264, sendo que 369.911 pessoas receberam a primeira dose e 185.353 a segunda.
Desde a última apuração da reportagem do Giro S/A, realizada no dia 18 de maio, mais 20.333 doses foram disponibilizadas. O total no estado já ultrapassou a aplicação de 15 milhões de doses, mais de 10 milhões de pessoas receberam a primeira dose e mais de 5 milhões a segunda, completando sua imunização.
Conforme já reportamos, o Instituto Butantan e a Fiocruz aguardam a chegada do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para continuarem a fabricar tanto a CoronaVac, quanto a vacina da Oxford/AstraZeneca. Na coletiva de ontem, dia 19 de maio, o diretor presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, anunciou a chegada de 3 mil litros de IFA no dia 25 de maio. O Programa Nacional de Imunização (PNI) está distribuindo as vacinas que recebem, à conta-gotas. Atualmente, os brasileiros de todo o país estão sendo vacinados com a CoronaVac em sua maioria, com a AstraZeneca e com a vacina da Pfizer.
Negociações
Quatro governadores fizeram hoje uma reunião virtual com o embaixador chinês Yang Wanming, entre os quais o governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB), tanto para prestar solidariedade contra ataques a seu país, quanto para pedir um pouco mais de pressa no envio ao Brasil de insumos para vacinas. O diplomata afirmou que a quantidade de IFA liberada para a próxima entrega serão suficientes para a produção de 16,6 milhões de doses de vacinas.
Números da Pandemia
Infelizmente, o número de brasileiros mortos em consequência da covid-19 somou 441.864, de acordo com os últimos números divulgados. Só no estado de São Paulo foram 106.437 mortes. Sobre a vacinação, até o momento o Brasil tem 19,06% de sua população vacinada com a primeira dose de imunizantes contra o novo coronavírus e 9,4% com a segunda dose.
Tabela de vacinação por município: