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Corredor Oeste: licitação da EMTU atrasa e impacta projeto; confira detalhes

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Trecho será entre o Terminal Luiz Bortolosso e o Terminal Vila Yara (Divulgação/Governo do Estado de SP)

Próxima etapa de implantação do Corredor Oeste contempla 7,6 km. Abertura do envelope pela EMTU deve ocorrer em 16 de maio

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) adiou a sessão para contratar uma empresa para a construção e implantação do trecho final do Corredor Metropolitano Itapevi-São Paulo. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (05). 

Os dados foram publicados no Diário Oficial do Estado de São Paulo. Popularmente conhecido como Corredor Oeste, o último trecho ligará os terminais Luiz Bortolosso, no bairro KM 21, e o Terminal Vila Yara, em Osasco. 

A reunião estava marcada inicialmente para o dia 4 de abril de 2025, às 10h30. No entanto, o encontro foi remanejado para o dia 16 de maio de 2025, às 10 horas, com a abertura do envelope nº 01 (Proposta de Preços) às 10h30min. 

O novo local para a entrega e abertura dos invólucros será na Rua Joaquim Casemiro, 290, bairro Planalto, em São Bernardo do Campo (SP). 

Segundo a EMTU, as mudanças na data ocorreram em virtude da necessidade de disponibilização de diversas “folhas de projetos”. O objeto é considerado necessário para a elaboração de propostas comerciais pelas empresas interessadas em participar da licitação, conforme o Comunicado de Esclarecimento nº 03, de 26 de fevereiro de 2025, da Comissão Julgadora. 

O Edital completo, inclusive os novos arquivos, estão disponíveis para download no site da EMTU e também poderá ser retirado gratuitamente, no Departamento de Compras e Contratos, das 08:30 às 16 horas, mediante a apresentação da mídia DVD-R (gravável), necessário para cópia dos arquivos.

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EMTU: mais informações da obra do Corredor Oeste em Osasco

Corredor Oeste passa por Itapevi, Jandira, Barueri e Carapicuíba (Divulgação/Secom Itapevi, Governo o Estado de SP e EMTU)

A próxima etapa de implantação do Corredor Oeste vai contemplar 7,6 km entre o Terminal Metropolitano Luiz Bortolosso, que fica no Km 21, e o Terminal Vila Yara, em Osasco. Ela prevê 10 paradas de embarque e desembarque com projeto executivo já concluído.

Em outubro do ano passado, o governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou durante evento em Carapicuíba, a liberação de R$ 180 milhões para dar continuidade às obras do trecho do Corredor Oeste. Segundo o gestor, no valor também já estão previstos os valores que devem ser utilizados para pagar futuras desapropriações necessárias.

O Corredor Itapevi – São Paulo quando totalmente implantado terá: 23,6 km de extensão, sendo 13,8 km já implantados; 27 paradas de embarque e desembarque, sendo 16 já implantadas; uma estação de transferência já implantada; quatro terminais já implantados; três viadutos, sendo um já implantado em Itapevi.

O traçado do Corredor Oeste apresenta a seguinte configuração: 5 km no trecho Itapevi – Jandira; 11 km no trecho Jandira até o Terminal Metropolitano Luiz Bortolosso (Km 21), onde está inserido o Terminal Carapicuíba; 7,6 km do Terminal Luiz Bortolosso (Km 21) até o Terminal Vila Yara, em Osasco.

Operam no Corredor Itapevi – São Paulo 222 ônibus distribuídos em 37 linhas. São 1.649 viagens realizadas em dias úteis, transportando 70.251 passageiros.

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