giro

Corredor Oeste: EMTU abre licitação para obras em Osasco

Logo Giro
EMTU
Trecho será entre o Terminal Luiz Bortolosso e o Terminal Vila Yara (Divulgação/Governo do Estado de SP)

Os interessados já podem conferir o edital completo no site da EMTU. Propostas podem ser enviadas até abril; saiba mais

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) divulgou um aviso de licitação para contratar uma empresa para a construção e implantação do trecho final do Corredor Metropolitano Itapevi-São Paulo, popularmente conhecido como Corredor Oeste, entre os terminais Luiz Bortolosso e Vila Yara, em Osasco.

As informações foram divulgadas no Diário Oficial do Estado de São Paulo, na sexta-feira (24). Segundo o documento, a sessão pública para o recebimento das propostas está marcada para 04 de abril de 2025, às 10h30, no Auditório do Cecom da EMTU, na rua Joaquim Casemiro, 290, bairro Planalto em São Bernardo do Campo.

Os interessados já podem conferir o edital completo no site da EMTU. Aqueles que desejarem podem retirar o documento gratuitamente no Departamento de Compras e Contratos da estatal, mediante a apresentação de um DVD-R gravável para cópia do arquivo, até 03 de abril de 2025.

Os envelopes contendo as propostas de preços e documentos para habilitação deverão ser entregues no dia 04 de abril de 2025, das 10h às 10h30, no Auditório do Cecom da EMTU.

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

EMTU: mais informações da obra do Corredor Oeste em Osasco

A próxima etapa de implantação do Corredor Oeste vai contemplar 7,6 km entre o Terminal Metropolitano Luiz Bortolosso, que fica no Km 21, e o Terminal Vila Yara, em Osasco. Ela prevê 10 paradas de embarque e desembarque com projeto executivo já concluído.

Em outubro do ano passado, o governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou durante evento em Carapicuíba, a liberação de R$ 180 milhões para dar continuidade às obras do trecho. Segundo o gestor, no valor também já estão previstos os valores que devem ser utilizados para pagar futuras desapropriações necessárias.

O Corredor Itapevi – São Paulo quando totalmente implantado terá: 23,6 km de extensão, sendo 13,8 km já implantados; 27 paradas de embarque e desembarque, sendo 16 já implantadas; uma estação de transferência já implantada; quatro terminais já implantados; três viadutos, sendo um já implantado em Itapevi.

Trecho terá 7,6 km de extensão (Marcelo Deck/Secom Osasco e Divulgação/Governo do Estado de SP)

O traçado apresenta a seguinte configuração: 5 km no trecho Itapevi – Jandira; 11 km no trecho Jandira até o Terminal Metropolitano Luiz Bortolosso (Km 21), onde está inserido o Terminal Carapicuíba; 7,6 km do Terminal Luiz Bortolosso (Km 21) até o Terminal Vila Yara, em Osasco.

Operam no Corredor Itapevi – São Paulo 222 ônibus distribuídos em 37 linhas. São 1.649 viagens realizadas em dias úteis, transportando 70.251 passageiros.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail