Search
Close this search box.
giro

Confira 4 dicas essenciais para se proteger de golpes digitais

Logo Giro
Os golpes na internet deram prejuízo de R$ 245 milhões ao bolso dos brasileiros (Divulgação/Freepik)

Falso pagamento, invasão de conta e anúncio falso são algumas das fraudes pela internet. Veja dicas para se prevenir

Como o jornal Giro já reportou, no 1º semestre deste ano, foram identificadas 3.091 fraudes digitais, contra 3.447 nos seis primeiros meses de 2023 no Brasil, segundo o marketplace OLX. Apesar da queda de 10,3% em comparação ao mesmo período do ano passado, os golpes na internet deram prejuízo de R$ 245 milhões ao bolso dos brasileiros. O Estado de São Paulo possui a maior incidência de fraudes digitais no período: 47%. (Leia a matéria completa clicando aqui).

A OLX explica os principais golpes e como se proteger. Confira abaixo.

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

Dicas para evitar golpes digitais

  • Falso pagamento

Liderando o ranking, esses incidentes se popularizaram com o aumento das transações bancárias digitais. O fraudador envia um comprovante falso de pagamento – via e-mail ou aplicativo de mensagens – para o anunciante. Ao acreditar que o valor já foi depositado, o vendedor envia o produto. O golpista também pode se passar por uma loja que não existe e enviar um falso boleto para pagamento. Neste caso, a vítima paga, mas nunca recebe a mercadoria.

Como se prevenir – Apenas entregue o produto após conferir que o valor foi depositado em sua conta bancária ou carteira digital. Mantenha a conversa pelos chats das plataformas e evite negociar por aplicativos de mensagens. Verifique, ainda, o domínio dos e-mails (xx@nomedaempresa) de comunicados enviados pelas empresas. Além disso, confira sempre o status da negociação no site ou aplicativo. Ao realizar compras em lojas pouco conhecidas, pesquise se o lugar realmente existe e cheque sua reputação na internet.

  • Invasão de conta

O fraudador tenta entrar em contas de plataformas online usando o login e senha de vazamentos na internet. Ao conseguir o acesso, o criminoso realiza compras ou publica anúncios falsos de produtos que não existem, ficando com o valor do pagamento sem enviar o item para o comprador.

Como se prevenir – utilize senhas fortes, com letras, números e caracteres especiais. Nunca repita a mesma senha em diferentes sites. De tempos em tempos, mude as senhas de tempos e fique atento aos alertas enviados pelas plataformas sobre tentativas de login na conta.

  • Anúncio Falso

Os golpistas inserem anúncios atrativos na plataforma para obter pagamentos antecipados ou até mesmo marcar um encontro com a vítima. Costuma ofertar produtos com preços exageradamente abaixo do mercado e, além de solicitar pagamentos antecipados, pede dados confidenciais.

Como se prevenir – desconfie de anúncios com valores muito baixos e negocie sempre pelos chats das plataformas de compra e venda, evitando aplicativos de mensagens. Os fraudadores não gostam de deixar rastros de suas atuações, por isso preferem ambientes digitais onde não poderão ser identificados posteriormente.

  • Coleta de Dados

Por meio de técnicas de engenharia social, os fraudadores aproveitam oportunidades e criam cenários para roubar dados das vítimas e utilizá-los em golpes futuros, valendo-se também da vulnerabilidade de sistemas e uso de senhas fracas.

Como se prevenir – evite compartilhar número de celular, endereço de e-mail, CPF e dados bancários com outras pessoas. Desconfie de links enviados para preencher vagas de emprego que não sejam em páginas oficiais de empresas ou recrutadoras. Mantenha sempre as conversas pelos chats das plataformas, onde há ferramentas para promover a privacidade dos seus dados.

Confira 4 dicas essenciais para se proteger de golpes digitais
Utilize senhas fortes, com letras, números e caracteres especiais (Dibulgação/Freepik)

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail