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Com sede em Osasco, Mercado Livre espera crescer mais de 20% em vendas na Black Friday 2022

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Estudos revelam que 78% dos brasileiros querem gastar mais nesta edição (Divulgação/Mercado Livre)

A empresa antecipou o evento, com cupons de até 70% de desconto. Além disso, anunciou o 1º centro de consolidação da América Latina em Cajamar e pesquisas sobre comportamento de compra

Uma das maiores empresas de e-commerce e de serviços financeiros da América Latina, o Mercado Livre, sediado em Osasco, já começou a Black Friday 2022, que costuma ocorrer no fim de novembro. Com a expectativa de crescer mais de 20% em vendas na edição deste ano, em comparação a 2021, a companhia antecipou para outubro a data promocional, lançando cupons de até 70% de desconto.

No início do mês outubro, o Mercado Livre realizou evento online para mais de dez mil vendedores, com conteúdos preparatórios para impulsionar seus negócios para a Black Friday. Além disso, anunciou a implantação do primeiro sortation center (centro de consolidação) da América Latina, localizado na cidade de Cajamar, que consolidará mais de 450 mil pacotes, já de olho na demanda da temporada de compras de final de ano.

“Em 2022, já tivemos meses com marco de vendas que foram superiores ao da Black Friday 2021. O nosso esforço para ampliar o sortimento, somado aos investimentos em logística e soluções, como a expansão de nossa frota aérea com o acordo de longo prazo com a GOL para democratizar o comércio para todas as regiões do país, reforçam que estamos sempre nos antecipando para oferecer o melhor para nossos consumidores em qualquer data”, comenta Julia Rueff, diretora de marketplace da empresa. 

Pesquisa
Outra novidade é que o Mercado Livre realizou pesquisas sobre o comportamento de compra e pagamento para a Black Friday, conduzidos pelo Mercado Ads e pelo Mercado Pago. Os estudos revelam que 78% dos brasileiros querem gastar mais nesta edição e estão se planejando financeiramente para isso. Outro dado importante é que mais de 80% dos entrevistados pretendem gastar até R$ 2.000, o que reflete no aumento da procura por produtos de alto valor agregado.

De acordo com as intenções de compra, moda e tecnologia serão as categorias mais procuradas, com 48% e 44% das intenções, respectivamente. A primeira possui principalmente um público de 18 a 29 anos, enquanto a segunda, de 33 a 44 anos.

As categorias de eletrodomésticos e beleza e cuidado pessoal aparecem logo atrás, com 30% de intenções cada. A primeira é mais buscada por consumidores de 30 a 65 anos. Já a segunda, de 18 a 29 anos.

Pix e cartão de crédito
Esse sistema de pagamento vem ganhando relevância, com aumento da intenção de uso em 7 p.p. em relação ao ano passado, de 12% para 19%. Nesse contexto de tíquete-médio mais alto e preferência por parcelamento, o Pix parcelado começa a ser considerado pelos brasileiros para as compras nesta Black Friday. 

“O Pix trouxe quase 700 mil usuários para o Mercado Livre e o Mercado Pago apenas no segundo trimestre, e segue tendo um papel importante também para esta Black Friday sob ponto de vista de experiência e eficiência de consumidores e vendedores. O cartão de crédito continua sendo o meio de pagamento preferido, e considerado uma importante ferramenta para o planejamento do consumidor que pretende comprar itens de tíquete-médio maior, mas sem perder as parcelas de vista”, explica Daniel Davanço, diretor sênior de pagamentos do Mercado Pago. 

O cartão de crédito é o  líder para a data, com salto de 49% em 2021 para 68% em 2022. A possibilidade de parcelamento é o que justifica esse resultado, já que mais de 85% dos brasileiros pretendem parcelar suas compras, e de preferência, para 42% dos entrevistados, em até seis vezes. 

As pesquisas revelam ainda que a credibilidade na data avançou e 71% dos respondentes esperam encontrar mais descontos do que em relação a 2021. De olho em aproveitar as promoções, 68% dos entrevistados já se programaram para antecipar as compras para o Natal. 

Sobre os estudos
A pesquisa do Mercado Ads foi feita em parceria com o Instituto Ipsos, mesclando dados coletados em julho de 2022 e dados internos do Mercado Livre de 22 a 28 de novembro de 2021. 

O estudo do Mercado Pago foi realizado por meio de um questionário respondido por mais de 10.500 usuários do banco digital e do marketplace de 26 a 30 de setembro.

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