Com casos, internações e óbitos por covid-19 cada vez mais baixos, ao mesmo tempo em que a imunização da população avança e já ultrapassa a marca de um milhão de doses aplicadas apenas nas cidades da região oeste da Grande São Paulo, entre as cidades que integram o Consórcio Cioeste, diversas empresas estão retornando ao trabalho presencial ou apostando no modelo híbrido, que mescla o trabalho remoto e o presencial. Com isso, o setor de coworkings na região volta a dar os primeiros sinais de recuperação.
Prova disso é a chegada da empresa belga Regus a Osasco, anunciada na última terça (6) pelo prefeito Rogério Lins (Podemos). “Seguimos nossa missão em retornar a economia, emprego e renda!”, declarou o prefeito. A Regus pertence ao International Workplace Group (IWG), líder mundial em soluções de espaços para escritórios, com produtos e serviços que vão desde escritórios totalmente equipados a salas de reuniões profissionais. Mais de dois milhões de clientes utilizam as instalações da rede, localizadas em mais de 3.500 localizações em 100 países.
Em expansão, o grupo IWG, do qual a Regus faz parte, planeja chegar ao fim do ano com 100 unidades no Brasil. Atualmente, são 70. A localização das salas da Regus em Osasco ainda não foi divulgada.
COWORKINGS NA REGIÃO
O modelo flexível de trabalho oferecido pelos espaços de coworking está se expandindo e atrai tanto pequenas, médias e grandes empresas quanto profissionais que estão de home office, mas não aguentam mais ficar em casa.
Em Barueri, as salas do WeWork, em Alphaville, ocupam três dos 17 andares do Edifício Amazônia, da incorporadora MPD, que foram convertidos em espaços profissionais, oferecendo luminosos salões, salas de reunião cheias de arte e escritórios sofisticados para equipes de todos os tamanhos.Com sede em Nova York, a WeWork sofreu com a pandemia, mas recentemente divulgou um relatório afirmando que recuperou espaço em todos os mercados regionais do mundo em que atua e obteve, em abril e maio, o melhor resultado em quase dois anos, com crescimento de receita e de membros. Em 2020, em entrevista à “Exame”, Lucas Mendes, diretor geral do WeWork Brasil, manifestou o desejo de ampliar a presença da companhia na Grande São Paulo, com destaque a Osasco, novo polo de startups e empresas de tecnologia da região.
Também em Barueri, o Orgânico, localizado no Alpha Square Mall, foi criado para conectar empresas, profissionais e investidores de diversas áreas em um ecossistema de alta performance. O ambiente descolado possui escritórios compartilhados, salas privativas e salas de reunião
VANTAGENS DO COWORKING
Esse modelo de escritório traz muitos benefícios aos usuários. A principal delas é o custo-benefício. O cliente paga o aluguel, mas não precisa se preocupar com custos do condomínio, IPTU, materiais de consumo e outros itens, todos inclusos na mensalidade. Outra vantagem é a facilidade de locar uma sala e de se mudar, pois o escritório já vem com estrutura e mobiliário prontos.Além disso, a configuração dos espaços torna o ambiente perfeito para conhecer novas empresas e empreendedores, ampliando o network e a chance de ganhar clientes ou até mesmo começar novos negócios.
RESPOSTA À COVID-19
Os espaços de coworking se adaptaram à nova realidade de combate à pandemia. Como forma de impedir a propagação do coronavírus, as empresas implementaram medidas de higiene e distanciamento físico, além de sinalizações e atualização dos espaços.