Logo Giro

Notícias

Search
Close this search box.
giro

Caso Mari Ferrer gera comoção entre políticos da região

Logo Giro

Na última terça-feira (3), o caso Mari Ferrer foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, e também movimentou o perfil oficial de alguns dos principais candidatos a prefeito de cidades da região oeste da Grande São Paulo, que fazem parte do Cioste. Nomes como Rogério Lins (Pode), Marcos Neves (PSDB) e Igor Soares (Pode) juntaram-se ao coro de indignação com a hashtag “estupro culposo”.

O CASO

Em 2018, a produtora de eventos e influenciadora digital Mari Ferrer acusou o empresário André de Camargo Aranha de estuprá-la após uma festa. O julgamento do caso aconteceu em setembro deste ano e foi revelado na terça (3) por uma reportagem do portal The Intercept Brasil.

O promotor alegou que André Camargo Aranha não tinha como saber que Mari Ferrer estava ou não em situação de vulnerabilidade. Também humilhou Mari Ferrer, chegando a dar “graças a Deus” por não ter uma filha como ela. Aos prantos, a produtora chegou a implorar ao juiz por respeito.

O juiz do caso, Rudson Marcos, da 3ª Vara Criminal de Florianópolis, aceitou a argumentação do advogado de defesa e inocentou o empresário, já que “estupro culposo” não é previsto na legislação brasileira. Foi aí que revolta e sensação de impotência tomaram conta das redes sociais. Diversas personalidades, inclusive candidatos a prefeito da região, usaram seus perfis para se posicionar.

MARCOS NEVES

Candidato à reeleição em Carapicuíba, Marcos Neves (PSDB) postou uma mensagem que dizia: “a culpa nunca será da vítima e NÃO existe estupro culposo”. Também pediu união contra a absolvição e solidariedade à vítima.

ROGÉRIO LINS

Atual prefeito de Osasco e candidato à reeleição pelo Podemos, Rogério Lins publicou no Instagram uma foto segurando uma placa em que se lê: estupro culposo não existe. Formado em Direito, Lins complementou o post colocando-se ao lado de Mariana Ferrer. “Para nós gestores públicos, além da indignação com a decisão judicial, cabe um chamado de como podemos combater todos os tipos de violência contra as mulheres”, escreveu. O post teve mais de 15 mil curtidas.

IGOR SOARES

Candidato à reeleição em Itapevi, Igor Soares (Pode) postou no Instagram uma imagem com fundo escuro e a frase: “não existe estupro culposo”.

DANILO JOAN

Prefeito de Cajamar e candidato à reeleição pelo PSD, Danilo Joan tomou partido por meio de uma imagem nos stories, onde é possível ler a mensagem: “estupro culposo não existe”.

EMIDIO DE SOUZA

Candidato à prefeitura de Osasco, Emidio de Souza (PT) também é formado em Direito. Utilizou sua conta no Instagram para clamar por justiça, e escreveu: “o termo ‘estupro culposo’ faz do Brasil um país tolerante à violência sexual e responsabiliza a vítima pelo crime. Estupro culposo não existe”.

DR. LINDOSO

Candidato a prefeito de Osasco pelo partido Republicanos, Dr. Lindoso postou uma frase atribuída ao Padre Fábio de Melo: “sobre o estupro culposo, diga-me, como seria? Mas, antes, permita-me indagar, é impossível explicar sem que se sinta inescrupuloso?”.

CAMILA COUTINHO

Candidata à prefeita de Cajamar, Camila Coutinho (Rede) fez um post homenageando a instituição do voto feminino no Brasil em 1932 e a grande evolução que isso significou, mas pontua também o fracasso que o dia 3 de novembro de 2020 representou: “perdemos quando não conseguimos proteger uma mulher! Perdemos quando somos abusadas, acusadas e humilhadas por quem deveria nos proteger”, escreveu.

CÂMARA MUNICIPAL DE OSASCO TAMBÉM SE MANIFESTA

Na tarde de quarta (4), a Câmara Municipal de Osasco posicionou-se sobre o caso com um longo post nas redes sociais, onde repudia a conduta dos representantes do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e do advogado do empresário. “Em Osasco, os vereadores solidarizaram-se com a vítima. Mariana foi humilhada pelo advogado de defesa do acusado, com palavras de baixo calão e ofensas pessoais durante o julgamento”, diz a publicação. O legislativo osasquense ainda afirma sua defesa e acolhimento de vítimas de violência e pede providências.

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.