Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Carapicuíba recebe mais uma edição do BMX Estilo Livre

Logo Giro
A Pista Caracas Trails está localizada na Cohab, em Carapicuíba (André Vasconcelos/Divulgação)

O tradicional evento ciclístico da pista Caracas Trails, em Carapicuíba, reúne ciclistas brasileiros e estrangeiros; confira mais detalhes

Acontecerá entre os dias 25 e 28 de janeiro de 2024, em Carapicuíba, a 7ª edição do BMX Estilo Livre. O tradicional evento ciclístico da pista Caracas Trails, no bairro Cohab, reunirá ciclistas brasileiros e estrangeiros em uma competição eletrizante que contará com a exibição da final ao vivo pela TV Globo.

Considerada uma das principais competições do calendário da modalidade em âmbito nacional e na Região Oeste da Grande São Paulo, a competição já se tornou sinônimo de adrenalina, radicalismo e muita técnica. A entrada para assistir à final é gratuita.

Três nomes de respeito já têm presença garantida. São eles Leandro Overall, vencedor de seis das sete edições realizadas, inclusive no ano passado, Gustavo Balaloka, campeão em 2022, e o norte-americano Anthony Napolitan, uma das feras mundiais do BMX Estilo Livre.

Leia Mais: Carapicuíba: o GIRO conta os horários do Parque Aquático

Veja os detalhes da competição BMX Estilo Livre, em Carapicuíba

As disputas em Carapicuíba serão de Dirt Jumping, praticado em rampas de terra, com alturas e distâncias variadas ou em sequências chamadas de “trails”. Segundo os organizadores, as manobras são uma mistura das vistas no “vert” com os grandes saltos do bicicross.

O formato do evento prevê duas fases: a de qualificação e a final. Na primeira, serão duas voltas, que ao final apontarão os oito mais bem classificados para a fase final. Na final, serão três voltas, valendo a média das duas melhores.

Em caso de empate, serão considerados os resultados expressivos em maior número. Se mesmo assim as pontuações permanecerem iguais, o critério de desempate será a quantidade de manobras em cada rampa.

Leia Mais: Carapicuíba: mulher confessa envolvimento em morte de idoso

Os desempenhos dos atletas são avaliados em cinco critérios de julgamento: estilo, perfeição na execução das manobras, dificuldade na execução das manobras, suavidade e fluidez nos saltos, e a ausência de pedalar. Além disso, o julgamento leva em conta as manobras executadas com estilo e segurança.

A programação terá início no dia 25, com treinos livres. No dia 26, ocorrerão os treinos oficiais, enquanto as sessões classificatórias estão agendadas para o dia 27, com transmissão pelo Canal SporTV. A final será realizada no domingo, dia 28, reunindo os oito melhores colocados.

Leia Mais: Carapicuíba é condenada após escola permitir saída de criança sem responsável

O resultado é obtido por meio da média da pontuação de três juízes, descartando a nota mais alta e a mais baixa. O BMX Estilo Livre 2024 tem organização e realização da Esporte Multiplataforma e Instituto Apoio ao Atletas e Esporte, com patrocínio de Monster Energy Drink e Torra, e o apoio da Prefeitura de Carapicuíba.

Programação

Carapicuíba recebe mais uma edição do BMX Estilo Livre
Os desempenhos dos atletas são avaliados em 5 critérios de julgamento (André Vasconcelos/Divulgação)

26/01 – Treinos Oficiais
27/01 – Classificatória – SporTV ao vivo
28/01 – Finais – TV Globo ao vivo

Leia Mais: Carapicuíba e Osasco: PMs ajudam gestantes em seus partos  


Serviço
BMX Estilo Livre 2024 em Carapicuíba
Data: 28 de janeiro 2024 às 09h30 (domingo)
Local: Caracas Trails
Endereço: Rua do Estádio, 31; Conjunto Habitacional Presidente Castelo Branco (Cohab), Carapicuíba
Entrada gratuita

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail