Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Carapicuíba: jovem negro é agredido em abordagem policial

Logo Giro
Caso foi apresentado no 1º Distrito Policial de Carapicuíba (Divulgação/Redação Giro S/A)

Segundo a SSP-SP, na abordagem em Carapicuíba, o jovem teria se recusado a entregar documentos e ofendido os agentes; saiba mais detalhes

Um jovem negro de 22 anos foi agredido com chutes e socos durante uma abordagem policial feita por agentes da Polícia Militar (PM) em Carapicuíba, segundo informações do portal de notícias G1. O caso aconteceu na noite do último sábado (16), por volta das 23h, no bairro Cidade Ariston Estela Azevedo.

O indivíduo recebeu dos agentes um golpe conhecido como “mata-leão”, enquanto era imobilizado pela equipe. A ação é proibida em abordagens policiais no Estado de São Paulo desde 2020. O incidente foi filmado por moradores do local. Cerca de quatro agentes participaram da abordagem.

Conforme informações divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), o abordado teria se recusado a entregar documentos de identificação. Além disso, o órgão explicou que o indivíduo teria proferido ofensas e xingamentos contra os agentes, levando a essa ação.

Leia Mais: Carapicuíba: moto, carro e ônibus colidem e deixam 2 feridos

Nos registros, o jovem aparece conversando com agentes, quando um dos oficiais o empurra contra a porta de um estabelecimento comercial. Outro policial pega um cassetete e também agride o rapaz.

Detalhes sobre o caso do jovem negro agredido em Carapicuíba

Em outra gravação, é mostrado outro grupo de policiais militares dando um “mata-leão” – que também é conhecido como “chave cervical” –, na vítima e a derrubando no chão. Ainda no chão, ele passa a receber chutes e socos tanto na região das costas quanto no rosto. O rapaz gritou e tentou resistir à prisão.

O rapaz foi detido por desacato e encaminhado ao 1º DP de Carapicuíba. Na unidade policial, um termo circunstancial foi elaborado e ele foi liberado logo em seguida. As investigações prosseguem para se coletar mais detalhes da ocorrência.

Leia Mais: Polícia Civil de Carapicuíba prende 3 com mais de 376 tijolos de maconha

Em nota divulgada à imprensa, a SSP-SP informou a conduta dos policiais envolvidos na ação não se adequa aos protocolos operacionais da PM. A corporação instaurou uma apuração administrativa para investigar “todas as circunstâncias relativas aos fatos.”

*Com informações do portal de notícias G1.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail