Pré-candidato que foi escolhido como sucessor do prefeito Marcos Neves tem a preferência do eleitorado entrevistado na resposta estimulada
Faltando pouco mais de três meses para as eleições de outubro, o Jornal Giro traz o resultado de um levantamento do Instituto MAS Pesquisa, com o atual cenário para a disputa eleitoral na Prefeitura de Carapicuíba. Atualmente, a cidade é administrada pelo prefeito Marcos Neves (PSDB), que não pode disputar a eleição, pois está no segundo mandato consecutivo.
Ao responder a pergunta, de forma espontânea, ou seja, quando os nomes dos pré-candidatos não são mostrados aos eleitores, o atual prefeito Marcos Neves surge com 14% das intenções de voto. Na sequência, 3% dos eleitores apontaram que votarão no candidato com apoio do prefeito. Também com 3% estão os pré-candidatos Professor José Roberto e o ex-prefeito de Carapicuíba, Sergio Ribeiro (PT).

No gráfico da pesquisa espontânea ainda surge o nome do vereador Guto José (Podemos), com 1%, outros candidatos com 4% e nenhum deles com 7%. Já outros 67% dos entrevistados responderam que não sabem em quem vão votar.
Números do levantamento estimulado
Já quando o levantamento é estimulado, ou seja, quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos eleitores, os números apontam que o professor José Roberto, ex-secretário de Obras da atual gestão, aparece com 40% das intenções de voto para prefeito da cidade, quando vinculado como sucessor do prefeito Marcos Neves (PSDB).
Em segundo lugar, surge o ex-prefeito de Carapicuíba, Sergio Ribeiro, candidato da oposição, com 21%. Na terceira colocação está o Professor Lucena, com 5% dos votos. Em seguida, em quarto lugar, está Dr. Wilson, com 4%. Ainda segundo os dados do Instituto MAS, em quinto lugar vem Dudu de Paula, com 4% e, para fechar a lista de pré-candidatos, na sexta posição está Dr. Evaldo, com 3%. Os pré-candidatos que surgem entre o terceiro e sexto lugares estão tecnicamente empatados, na margem de erro.

Ex-prefeito Sergio Ribeiro lidera no quesito rejeição
Os eleitores entrevistados também foram questionados sobre qual pré-candidato eles não votariam de jeito nenhum. Neste quesito, o ex-prefeito de Carapicuíba, Sergio Ribeiro (PT), lidera o ranking de rejeição com 44%. Na sequência, em segundo lugar, surge Dudu de Paula com 11%.
Na terceira posição, está o Professor José Roberto com 5%. Dr. Evaldo aparece com 5%, ocupando o quarto lugar. Para fechar a lista de rejeição, empatados com 4%, estão os pré-candidatos Professor Lucena e Dr. Wilson.

Ainda ao responder essa pergunta, 10% dos eleitores entrevistados afirmaram que não rejeitam nenhum dos pré-candidatos que vão disputar a eleição de outubro deste ano. Já outros 10% afirmaram que não sabem, enquanto 7% dos eleitores ouvidos pelo Instituto MAS apontaram que rejeitam todos os nomes que concorrem ao cargo de prefeito de Carapicuíba.
José Roberto tem vantagem em disputa contra Sergio Ribeiro
O levantamento realizado pelo Instituto MAS e divulgado pelo Jornal Giro traz um segundo cenário com o Professor José Roberto e Sergio Ribeiro, pré-candidatos que apresentaram o melhor desempenho na pesquisa. Quando questionados sobre qual dos dois receberiam o voto, a maioria dos eleitores entrevistados aponta preferência por Professor José Roberto, candidato do Marcos Neves, que surge com 59% das intenções de voto. Já Sergio Ribeiro, nome da oposição, tem 28% da preferência.
Ainda neste quesito, 10% responderam que não votam em nenhum dos dois e 3% afirmaram que não sabem em quem votar.

Marcos Neves tem aprovação de 80% dos eleitores

Reeleito no processo eleitoral de 2020, o prefeito de Carapicuíba, Marcos Neves (PSDB), segue bem avaliado pelos moradores da cidade. Isso é o que demonstra o resultado da pesquisa realizada pelo Instituto MAS e divulgada pelo Jornal Giro. Segundo o levantamento, a gestão de Marcos Neves tem aprovação de 80% dos moradores, que consideram as ações como boas e ótimas. Já quando a pergunta é referente ao trabalho realizado pela Prefeitura Municipal de Carapicuíba, 49% dos eleitores ouvidos classificaram o trabalho como ótimo ou bom.


Maioria dos eleitores vota em nome apoiado por Marcos Neves
Em Carapicuíba, o prefeito Marcos Neves (PSDB) não poderá disputar a eleição de outubro deste ano, pois está no segundo mandato consecutivo como gestor municipal. Por isso, ele indicou o ex-secretário de Obras, Professor José Roberto, como seu sucessor. Muitos moradores aguardavam esse posicionamento do atual gestor para definir o voto.
Dados da pesquisa feita pelo Instituto MAS apontam que 54% dos eleitores afirmam que com certeza votam no candidato que tiver o apoio do prefeito Marcos Neves. Já outros 20% garantem que estudam a possibilidade de votar no candidato que tem o apoio do atual prefeito.
Ainda ao responder esse questionamento, 25% dos eleitores entrevistados revelaram que pretendem votar em um candidato que represente oposição ao atual prefeito. Além disso, 2% dos entrevistados que não souberam responder ao questionamento feito pelo Instituto MAS.

Metodologia da Pesquisa
A pesquisa realizada na cidade de Carapicuíba pelo Instituto MAS e divulgada pelo Jornal Giro, ouviu 611 eleitores com idade a partir dos 16 anos, entre os dias 23 e 26 de junho. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o nº SP09873/2024. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um intervalo de confiança estimado de 95%. O levantamento quantitativo foi realizado por meio de entrevistas pessoais, com utilização de um questionário bem estruturado e realizado por uma equipe que foi totalmente preparada e qualificada.
+SIGA os canais de notícias do GIRO no Whatsapp, Telegram e Linkedin
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, as cidades de Jundiaí e São Paulo.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.