Proposta prevê além do atendimento médico especializado, atendimento psicológico, assistencial social e qualificação profissional para inserção no mercado de trabalho
Foi aprovado por unanimidade, na Câmara Municipal de Barueri aprovou, o Projeto de Lei 43/2023, que prevê a criação do Programa de Apoio aos Jovens com Câncer. A medida visa oferecer suporte integral aos pacientes de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social. A medida seguiu para sanção do prefeito Rubens Furlan (PSDB).
No texto, além do atendimento médico especializado, também está previsto o atendimento psicológico, assistência social (incluindo auxílio para o tratamento, transporte e alimentação) e qualificação profissional para inserção no mercado de trabalho.
LEIA TAMBÉM: Educação: Câmara de Barueri aprova inclusão de aulas de direito básico na rede municipal
Segundo a autora do projeto, o objetivo do programa é oferecer suporte e assistência aos jovens mais pobres do município que estão passando por tratamento oncológico.
“É necessário garantir o acesso ao tratamento médico adequado, suporte psicológico, educação, assistência social e qualificação profissional a essas pessoas que sofrem com a doença e enfrentam dificuldades financeiras. A ideia é promover igualdade de oportunidades e reduzir desigualdades sociais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida desses jovens e de suas famílias”, justificou Tania Gianeli (União Brasil).