Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Cajamar: após casos polêmicos, prefeito Danilo Joan promete adequações no estatuto da GCM

Logo Giro
Danilo Joan: “hoje temos uma Guarda Municipal equipada e uma central de monitoramento de última geração” (Divulgação/Reprodução Instagram)

O prefeito de Cajamar, Danilo Joan (PSD), usou as redes sociais para anunciar que fará alterações no estatuto da Guarda Civil Municipal. O gestor comentou que as mudanças já estavam programadas, mas que o processo foi acelerado após alguns casos polêmicos envolvendo o comportamento de alguns agentes. Entre eles, o do guarda civil que matou dois homens a tiros em uma confraternização na Vila Granipavi, na casa de outro agente da corporação, na terça-feira (2).

“Tivemos alguns casos que chamaram atenção. É algo que nós já vínhamos mexendo e precisamos endurecer o quanto antes. Encontramos uma corporação abandonada, sem uniforme, sem coletes, sem armamentos, sem viaturas e com as bases precárias e totalmente desacreditada por você cidadão”, disse na publicação.

O prefeito pontuou que após diversas ações a corporação foi equipada e ganhou ferramentas para auxiliar no combate ao crime. “Hoje temos uma Guarda Municipal equipada e uma central de monitoramento de última geração, mas isso não é o suficiente. Precisamos de guardas com condições emocionais e preparados para atuar não em defesa de qualquer gestor, mas respeitando um estatuto, sabendo que é preciso seguir regras, passar por exames toxicológicos”, disparou.

Danilo Joan ainda lembrou que o agente da GCM tem um compromisso com a corporação. “É importante destacar que o guarda é guarda 24 horas, estando ou não de farda, então, temos que encontrar segurança. Essa mudança no estatuto é para 10% da corporação que acha que isso é brincadeira, e não é. Nós temos uma corporação séria, com agentes que saem de suas casas sem saber se vão voltar, mas existem alguns casos que são investigados pela corregedoria e precisam de solução que beneficiem o povo. Muita coisa vai acontecer nos próximos dias”, finalizou. 

Receba nossas notícias em seu e-mail