giro

Caged de novembro: cidades geraram quase 4,5 mil vagas

Logo Giro
Barueri está entre as cidades que mais geram empregos no País (Lourivaldo Fio/Secom Barueri)

Sete municípios tiveram saldo positivo, segundo Caged. Barueri foi o que mais criou novas vagas: 2.848, valor superior em relação a setembro

No mês de novembro, o saldo positivo de novos empregos foi registrado em sete dos 12 municípios da região metropolitana oeste da Grande São Paulo que integram o consórcio Cioeste. O resultado final foi de 4.459 contratações com carteira assinada, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão do Ministério do Trabalho.

Para quem não sabe, o saldo positivo é o número de admissões menos a quantidade de desligamentos registradas no município, Estado ou no País. Segundo informado pelo GIRO, o valor caiu em relação ao mês de outubro, que registrou 5.971 novos postos.

Caged de novembro: Barueri lidera

A reportagem do GIRO apurou que o município de Barueri, mais uma vez, foi o maior gerador de empregos em novembro. Foram registradas 20.561 admissões e 17.713 desligamentos no mês. Ou seja, o saldo positivo foi de 2.848 contratações com carteira assinada, maior em relação ao mês de outubro, que registrou 2.781 novos postos.

Cajamar ficou na segunda posição no Caged de novembro, com 3.949 contratações e 2.770 demissões. O saldo positivo na cidade foi de 1.1179 novas vagas de emprego, superior ao saldo do mês de outubro, que foi de 923 novas vagas.

Confira outros números do Caged

Em terceiro lugar aparece o município de São Roque, com saldo positivo de 229 admissões com carteira assinada. Foram contratados 1.208 profissionais e demitidos 979 pessoas. O número de novas contratações caiu em novembro na cidade em comparação a outubro, que registrou saldo positivo de 359 vagas de trabalho.

Já a cidade de Cotia, ocupante da quarta posição, registrou 3.268 admissões e 3.161 desligamentos, resultando em saldo positivo de 107 novos postos de trabalho. O município também registrou queda em relação ao mês anterior, que teve saldo de 392 admissões.

Itapevi obteve saldo positivo de 54 oportunidades de emprego. Carapicuíba e Pirapora do Bom Jesus registraram 37 e 5, respectivamente. 

Cinco municípios da região tiveram saldo negativo em novembro. Osasco registrou -3.907, com 8.261 admissões e 12.168 desligamentos. Em Vargem Grande Paulista, o saldo negativo foi de -89, com 550 contratações com carteira assinada e 639 demissões.

Já nas cidades de Santana de Parnaíba e Araçariguama foram -37 e -31, respectivamente, o saldo negativo de empregos. Por último, Jandira com -4.

LEIA TAMBÉM: Serviços: Barueri e Sta. de Parnaíba são as melhores para fazer negócios

Dados estadual e nacional

No Estado de São Paulo, o saldo positivo foi de 47.273 em novembro. No mês anterior, o valor foi major, de 69.442 novas oportunidades de trabalho com carteira assinada. A unidade da federação foi a que obteve o melhor desempenho no mês de novembro deste ano. Em seguida vem o estado do Rio de Janeiro, com saldo positivo de 23.514 contratações.

No Brasil, o saldo positivo em novembro foi de 130.097, caindo em relação ao mês de outubro, que registrou 190.366 novas vagas de emprego.

Caged de novembro: cidades geraram quase 4,5 mil vagas
O setor de logística é um dos que mais emprega em Barueri e Cajamar (Divulgação/Freepik)

LEIA MAIS: PIB: Osasco está entre as 7 principais economias do País

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail