Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Serviços: Barueri e Sta. de Parnaíba são as melhores para fazer negócios

Logo Giro
(Elza Fiúza/Agência Brasil)

Segundo ranking da Urban Systems, divulgado pela Exame, os municípios ocupam a 2ª e a 12ª colocação, respectivamente, no eixo Serviços

Barueri foi eleito o 2ª melhor município do País para fazer negócios no setor de Serviços em 2023, segundo o ranking “Melhores cidades para fazer negócios” da consultoria Urban Systems, publicado pela revista Exame no dia 4 de dezembro. São listadas, no levantamento da consultoria, 100 cidades de todo o Brasil.

Entre as 12 cidades da Região Metropolitana Oeste da Grande SP que fazem parte de um consórcio, Barueri obteve o melhor resultado, ou seja, a 1ª colocação no ranking. No ano passado, a cidade ocupou o 1º lugar nacional no eixo econômico Serviços, com pontuação de 3,846.

Já o município de Santana de Parnaíba vem na 2ª posição na região metropolitana oeste da Grande SP e no 12º lugar no ranking nacional, com nota 3,197. No ano de 2022, a cidade registrou a 7ª melhor colocação no País, registrando 3,084 pontos.

Outras colocações na região

Além de Barueri e Santana de Parnaíba, mais dois municípios da região metropolitana oeste aparecem entre as 100 melhores para fazer negócios no eixo econômico Serviços em 2023 no território brasileiro.

Um deles é Itapevi, que surge na 33ª colocação, com nota 2,912, subindo 30 posições em comparação ao ano passado, quando estava no 63º lugar. Já Osasco aparece no 45º lugar, com nota 2,802, caindo 23 posições em relação a 2022, quando ocupava a 22ª colocação.

Serviços: Barueri e Sta. de Parnaíba são as melhores para fazer negócios
A cidade de Itapevi subiu 30 posições no ranking (Felipe Barros/Prefeitura de Itapevi)

Serviços: vários indicadores

Vários indicadores são analisados no ranking com o objetivo de mapear as melhores cidades para investir no setor comercial: Empregos no setor de Serviços; Empregos no setor com média e alta remuneração; Renda do trabalhador no setor de Serviços; Estabelecimentos Serviços; Velocidade média da internet; Relação empregos serviços e administração pública; e Empresas Grandes.

Assim como no setor comercial, mais uma vez o Estado de São Paulo concentra municípios entre as melhores cidades para investir no setor de Serviços. Porém, com uma menor participação no ano de 2023: 27% delas. A primeira colocada no eixo Serviços foi a capital paulista, São Paulo, com 4,731 pontos.

Cidades surgem em outros eixos econômicos

Os 12 municípios da região metropolitana oeste da Grande São Paulo que fazem parte do consórcio Cioeste aparecem em outros eixos econômicos do ranking “Melhores cidades para fazer negócios”, edição 2023. No item Mercado Imobiliário, por exemplo, Barueri surge no 13º lugar entre as 100 melhores, seguida por Osasco, que ocupa a 37ª colocação, Carapicuíba na 99ª posição, além de Cotia no último lugar da lista da consultoria Urban Systems.

Já no eixo econômico Educação, a cidade de Barueri está na 11ª posição, seguida por Osasco (47º lugar) e Santana de Parnaíba, na 61ª colocação. No segmento Indústria apenas o município de Jandira está na lista deste ano, ocupando a 78ª posição.

No eixo econômico Saúde, quatro cidades da região surgem no ranking: Barueri (19º lugar), Itapevi (29º colocação), Carapicuíba (44º posição), além de Osasco (72º lugar).

LEIA MAIS: Comércio: Barueri e Sta. de Parnaíba são as melhores para fazer negócios

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail