Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Barueri recebe prêmio em Dubai por programa de inovação

Logo Giro
Em 2022, a Prefeitura de Barueri, por intermédio do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), participou de forma remota da 17ª edição como convidada (Divulgação/Arquivo CIT)

Segundo a comissão do Fórum Global sobre Assentamentos Humanos, o “Inovação Barueri” promove o desenvolvimento socioeconômico local

No dia 3 de dezembro, Barueri será premiada na 18ª Sessão Anual do Fórum Global sobre Assentamentos Humanos (GFHS) pelo programa “Inovação Barueri”. O município foi indicado pela Comissão de Seleção do Prêmio Cidades e Assentamentos Humanos Sustentáveis (SCAHSA). O evento ocorrerá na cidade de Dubai, localizada nos Emirados Árabes Unidos.

O Fórum Global é realizado em comemoração ao Dia Mundial das Cidades, celebrado no dia 31 de outubro. No ano passado, a Prefeitura de Barueri, por intermédio do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), participou de forma remota da 17ª edição como convidada.

LEIA MAIS: Parque da Juventude será entregue em 2024

Programa de Barueri promove o desenvolvimento socioeconômico

Jonatas Randal, administrador do CIT, deve ser o representante do município na cerimônia de premiação. “É uma honra participar desse momento histórico. Esse prêmio demonstra todo empenho dos nossos líderes em tornar Barueri cada vez melhor aos baruerienses”, afirma Randal.

A comissão do Fórum Global sobre Assentamentos Humanos justificou a premiação dizendo que “o Inovação Barueri é uma iniciativa multifacetada que utiliza diversas tecnologias para promover inovação, educação, empreendedorismo e desenvolvimento socioeconômico na comunidade local.”

Barueri recebe prêmio em Dubai por programa de inovação
Prêmio representa reconhecimento internacional ao programa “Inovação Barueri” (Divulgação/Arquivo CIT)

Sobre o Fórum

O Fórum Global apresentará o programa “Cidades Sustentáveis e Desenvolvimento Humano” durante cerimônia de premiação de Assentamentos 2023 (SCAHSA 2023), que reconhece a excelência em práticas e inovações sustentáveis frente a estratégias inovadoras, tecnológicas e experiências das cidades. 

A premiação inclui vários tópicos como Global Green City, Global Smart City, Global de Assentamentos Humanos em Planejamento e Design e também de Contribuição para Assentamentos; Modelo Verde Global Comunidade (edifícios), Modelo Global de Tecnologia Verde, Modelo Global de Verde Economia, Modelo Global de Restauração e Proteção Ecológica.

Diversas organizações participam do Fórum Global sobre Assentamentos Humanos. Organização Meteorológica Mundial (OMM), Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) e Comissão Econômica das Nações Unidas para a África (UNECA) são algumas delas.

Outro programa é premiado

O “Barueri sem Papel”, implementado pela Prefeitura por meio do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) nas repartições municipais, foi premiado, no ano passado, pelo Ministério do Meio Ambiente do governo federal como uma das melhores práticas de sustentabilidade no País. Barueri foi reconhecida com a terceira colocação no 9º Prêmio A3P, na categoria “Inovação na Gestão Pública”. Confira a matéria completa do GIRO à época clicando aqui.

Jornalismo regional de qualidade

Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail