Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Barueri possui menor taxa de mortalidade neonatal da região: 6,9

Logo Giro
Barueri obteve o menor índice de mortalidade neonatal em dez anos (Beatriz Lucato/Secom Barueri)

Ao todo, foram 5.228 nascidos vivos contra 34 óbitos infantis no ano de 2022 na cidade de Barueri. No ano anterior, o índice era de 6,9

Segundo relatório atual do Sistema Estadual de Análise de Dados da Fundação Seade, órgão vinculado ao Governo do Estado de São Paulo, Barueri possui o menor índice de mortalidade neonatal entre as 12 cidades da região metropolitana oeste da Grande SP que fazem parte de um consórcio. No ano de 2022, o município obteve a taxa de 6,5, ou seja, foram 6,5 óbitos por mil nascidos vivos. Ao todo, foram 5.228 nascidos vivos contra 34 óbitos infantis no período. Esse é o menor índice de mortalidade neonatal em dez anos.

No ano anterior, 2021, esse índice era de 6,9. Já em 2020, a taxa era mais elevada, chegando a 7,10. Para se chegar à taxa de mortalidade neonatal, multiplica-se o número de óbitos de residentes de 28 a 364 dias de idade por 1.000. O resultado dessa operação divide-se pelo número de nascidos vivos de mães residentes.

LEIA TAMBÉM: Arena Barueri será sede do Palmeiras na Copinha 2024

Barueri: taxa menor que o Estado de São Paulo

A taxa de mortalidade de Barueri é a menor do que o índice do Estado de São Paulo, que neste atual relatório ficou em 11,13.

Confira os índices de outras cidades da região metropolitana oeste da Grande SP:

  • Pirapora do Bom Jesus – 8,10
  • Santana de Parnaíba – 9,6
  • Osasco – 13,43
  • Jandira – 14,77
  • Itapevi – 13,43
  • Carapicuíba – 16,62
Barueri possui menor taxa de mortalidade neonatal da região: 6,9
Durante o pré-natal é possível identificar patologias e tratá-las precocemente (Beatriz Lucato/Secom Barueri)

Investimento em capacitação profissional

“Durante o acompanhamento pré-natal, é possível identificar patologias e tratá-las precocemente, evitando assim intercorrências indesejáveis para o binômio materno-fetal. A atenção durante o parto é fundamental para um desfecho bem-sucedido, contribuindo para essa baixa porcentagem de mortalidade neonatal no nosso município”, afirma a médica obstetra Marcia Zugaiar Buchala, diretora da Maternidade Municipal Nair Fonseca Arantes.

A dra. Marcia acrescenta que a Maternidade Municipal se empenha constantemente para baixar o índice por meio de investimento em capacitação profissional, aquisições de novos materiais, além de empatia e proatividade na assistência multidisciplinar. Barueri possui uma maternidade de alto risco localizada no Hospital Dr. Francisco Mouran (HMB), equipado e preparado para dar assistência às gestantes que apresentam comorbidades associadas à gestação.

Segundo Vera Freire Gonçalves, médica pediatra e diretora técnica da Saúde da Criança, da Coordenadoria de Ações Básicas em Saúde (Cabs), o município de Barueri conta com o Comitê de Mortalidade Materno e Infantil. “esse comitê visa a promoção da vigilância e da análise crítica do óbito materno e infantil, implantando medidas e estratégias necessárias para prevenção de óbitos evitáveis”, destaca Dra. Vera Gonçalves.

O sistema de saúde da cidade conta com diversas ações realizadas na atenção básica: planejamento reprodutivo, com equipe multiprofissional, nas unidades básicas de saúde; pré-natal habitual/baixo risco em todas as unidades básicas de saúde; pré-natal de alto risco (UBS Armando Gonçalves de Freitas, UBS Hermelino Filho, UBS Pedro Izzo e UBS Edini Consoli); atendimento ginecológico em todas as UBSs; além de grupo de aleitamento materno; e atenção à saúde do prematuro e alto risco.

LEIA MAIS: HÁ VAGAS: Barueri e São Roque têm 98 postos de trabalho

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail