giro

Barueri e Parnaíba: conheça as principais ações de segurança desenvolvidas em Alphaville

Barueri e Parnaíba: conheça as principais ações de segurança desenvolvidas em Alphaville
Santana de Parnaíba conta com centro de monitoramento 24h (Divulgação/Prefeitura de Santana de Parnaíba)

Bairro nobre é conhecido nacionalmente por abrigar grandes empresas, condomínios residenciais, ampla rede de comércios e serviços, além de ser reduto de moradores famosos

Considerado uma das principais localidades da Região Metropolitana de São Paulo, o bairro Alphaville, dividido entre os municípios de Barueri e Santana de Parnaíba, é conhecido por suas grandes empresas, condomínios, personalidades, ruas arborizadas e centros comerciais. Outro quesito que chama a atenção é a segurança e a qualidade de vida oferecida, o que contribui para fomentar o mercado imobiliário, por exemplo.

O Giro apurou junto às duas administrações municipais, quais ações no setor de segurança pública, as cidades estão desenvolvendo para a região de Alphaville, que recebe diariamente milhares de pessoas, que visitam o local a trabalho ou lazer.

Para a localidade, a Prefeitura de Barueri informou à reportagem que o principal desafio neste âmbito, esta tornar esta região cada vez mais segura. Entre as ações que a gestão barueriense desenvolve estão patrulhamentos ostensivo, operações conjunta com as Polícias Civil e Militar, participações em reunião mensal no Conselho Comunitário de Segurança Alphaville (Conseg), posto fixo de segurança com a Guarda Civil Municipal (GCM) com funcionamento de 24h na Alameda Rio Negro.

Barueri e Parnaíba: conheça as principais ações de segurança desenvolvidas em Alphaville
Viaturas da GCM de Barueri (Karina Borges/Secom Barueri)

Já em Santana de Parnaíba, além das aplicações na capacitação de agentes da GCM, armamento e frota, entre outros, a Prefeitura também investe em tecnologia para combater o crime. A cidade possui o Centro de Controle Operacional da corporação, que conta com um centro de monitoramento 24h, que viabiliza o atendimento de solicitações flagrantes de vandalismo e acidentes de trânsito, composto por 48 câmeras instaladas na área comercial e bancária da região, e outras 49 câmeras instaladas na extensão de vias em entre Alphaville e Tamboré.