Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Barueri: no dia 19, peça Auto da Compadecida ganha encenação

Logo Giro
Peça foi escrita em 1955 pelo paraibano Ariano Suassuna (Reprodução/Redes Sociais)

Em 2000, a obra inspirou o filme Auto da Compadecida, estrelado por Selton Melo e Matheus Nachtergaele e dirigido por Guel Arraes

Uma das mais famosas produções culturais brasileiras, “O Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna (1927-2014), ganhará uma nova encenação em Barueri. No próximo (19), a partir das 18h, a obra será apresentada pela Cia Kaoz, no palco da Praça das Artes.

Em 2000, o texto inspirou o filme homônimo estrelado por Selton Melo e Matheus Nachtergaele e dirigido por Guel Arraes. Por muito tempo, a adaptação audiovisual foi a maior bilheteria do cinema brasileiro. O longa-metragem está disponível no streaming GloboPlay.

Os ingressos custam R$ 40 e podem ser adquiridos via o site Bilheteria Express, ou no Centro de Eventos de Barueri, na avenida Sebastião Davino dos Reis, 672, Jardim Tupanci, de segunda a sexta-feira das 08h às 17h.

O Auto da Compadecida: Mais detalhes sobre a peça

Barueri: no dia 19, peça Auto da Compadecida ganha encenação
Filme homônimo foi estrelado por Selton Melo e Matheus Nachtergaele (Divulgação/Globo Filmes)

Escrita em 1955 pelo autor paraibano Ariano Suassuna, “O Auto da Compadecida” conta com três partes. Sendo um drama do Nordeste brasileiro, mescla elementos como a tradição da literatura de cordel, a comédia, traços do barroco católico brasileiro e, ainda, cultura popular e tradições religiosas.

Em sua escrita, o autor trouxe marcas da linguagem oral, demonstrando, na fala do personagem, sua classe sócia e traz também regionalismos relativos ao nordeste.

Na trama, as aventuras dos nordestinos João Grilo, um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó o mais covarde dos homens. Ambos lutam pelo pão de cada dia e atravessam por vários episódios enganando a todos do pequeno vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba. A salvação da dupla acontece com a aparição da Nossa Senhora.

YouTube video

Esta peça projetou Suassuna em todo o país e foi considerada, em 1962, por Sábato Magaldi “o texto mais popular do moderno teatro brasileiro”.

Sobre a Cia Kaoz

A Cia Kaoz de Teatro foi inicialmente intitulada como Grupo XVII de Teatro. Nasceu em 2018 através da junção de parte dos alunos da turma 17 do curso técnico em teatro da Escola Nacional de Teatro, localizada na cidade de Santo André.

Em sua trajetória possui espetáculos como: “A vida como ela era, é, será?”, dirigido por Andrea Weber em 2018, trazendo a pauta de violência contra mulher e feminicídio. O espetáculo circulou por Santo André e Mauá.

Nos anos de 2019 2020, o grupo estreou o espetáculo “Auto da Compadecida”, dirigido por Luiz Campos. Contudo, a temporada teve que ser interrompida, devido ao início da pandemia do covid-19.

Leia Mais: Janela partidária: 23 vereadores trocam de partidos em Osasco e Barueri

Barueri: no dia 19, peça Auto da Compadecida ganha encenação
Cia Kaoz foi criada em 2018 (Reprodução/Redes Sociais)

No fim de 2021, o grupo se reuniu para uma curta temporada de “A Mancha Roxa” de Plinio Marcos, que contou mais uma vez com direção de Luiz Campos.

Já em 2022, a companhia foi contemplada pelo incentivo ProAC, e assim estrearam seu primeiro texto autoral, “Aluga-se Quarto” também dirigido por Luiz Campos. Este espetáculo abordava as questões de moradia ou a falta dela no Brasil. A peça circulou por Ribeirão Pires, Mauá, Santo André, São Bernardo e Diadema, em uma temporada de 12 apresentações.

Em 2023, por meio de uma reformulação na identidade, o grupo mudou seu nome para Cia Kaoz de Teatro e iniciaram seu próximo projeto, o retorno do espetáculo o “Auto da Compadecida”, que teve sua estreia em 2024.

Atualmente possui cinco integrantes fixos: Anabelle Costa, Kelly Vieira, Leila Gimenez, Mike Oliveira e Natália Freitas.

Serviço
O Auto da Compadecida em Barueri

Data: sábado, 19 de abril, às 18h
Local: Praça das Artes de Barueri
Endereço: rua Min. Rafael de Barros Monteiro, 255, Jardim dos Camargos
Ingressos: R$ 40, no site da Bilheteria Express ou no Centro de Eventos de Barueri.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Oeste Metropolitana de São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail