Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Janela partidária: 23 vereadores trocam de partidos em Osasco e Barueri

Logo Giro
Em Osasco, vereadora Cristiane Celegato migrou para Agir e Emerson Osasco foi para o PC do B; em Barueri, vereador Toninho Furlan se filiou ao Solidariedade e o Leandrinho Dantas ao PSD (Ricardo Migiliorini/CMO e Marco Miatelo/CMB)

Mudanças ocorrem visando às eleições; Podemos ficou com a maior bancada em Osasco; já em Barueri Republicanos e PSD dividem a liderança com três vereadores

Terminou no dia 5 de abril, o prazo legal para que os vereadores que desejam disputar à reeleição realizem a troca de partido, por meio da janela partidária, ou seja, sem risco de perda de mandato. Nas cidades de Barueri e Osasco, que integram a Região Oeste da Grande São Paulo, um total de 23 parlamentares aproveitaram o prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para fazer mudanças.

Em Barueri, 15 vereadores buscaram nova legendas, com isso, houve uma grande mudança na configuração da Câmara Municipal. Com as trocas, Republicanos, partido do pré-candidato a prefeito Beto Piteri e o PSB, sigla do prefeito Rubens Furlan, dividem a liderança com a maior bancada no Poder Legislativo. Na sequência aparecem três partidos: União Brasil, Solidariedade e PL, todos com dois vereadores.

Mudanças na Câmara de Barueri

Com as mudanças, o atual presidente da Câmara, vereador Toninho Furlan, deixou o PDT pelo Solidariedade. Já o vereador Levi Jânio deixou o Avante e migrou para o PSB. Na sequência, a Dra. Cláudia também trocou o PDT pelo PSD; Rafael Carvalho migrou do União Brasil para o Republicanos. O vereador Reinaldo Campos trocou o PTB pelo PL; Ornedo Neves desembarcou do PDT e foi para Republicanos.

A lista de mudanças ainda possui Robertinho Mendonça que deixou o Solidariedade pelo PRD; Kascata que trocou o União pelo Solidariedade; Allan Miranda que desembarcou do ninho tucano pelo embarcou no União. Já Thiago Rodrigues trocou o PDT pelo PSB; Wilden Silva deixou o PTB pelo PP; Leandrinho Dantas que trocou o PRTB pelo PSD.

Para fechar, em Barueri, José de Melo trocou o Republicanos pelo PMN; Fabião também trocou o ninho tucano, o PSDB contra o MDB e para encerar o vereador Keu deixou o PTB pelo PV.

Mudanças na Câmara de Osasco

Já em Osasco, as mudanças envolvem oito parlamentares. Com as trocas o Podemos, partido do atual prefeito Rogério Lins passou a ter maior bancada na Câmara de Osasco. Entre os nomes que buscaram novas siglas estão: Fábio Chirinhan, que atuava no PP, e migrou para o PRD; Michel Figueredo, que deixou o PRD e se filiou ao PSDB. Já o vereador Pelé da Cândida, migrou do MDB para o Podemos; Zé Carlos Santa Maria, deixou o PRD pelo União Brasil.

Ainda em Osasco, o vereador Laércio Mendonça deixou o PSD e se filiou ao PDT; Emerson Osasco trocou a Rede pelo PcdoB; Paulo Jr., que atuava no PP, se filiou ao PRD e Cristiane Celegato deixou o Republicanos e se filiou ao Agir.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

YouTube video

Receba nossas notícias em seu e-mail