Q3, o SUV compacto montado no Brasil, deve estrear em 2026 com inovações por dentro e por fora.
Lucia Camargo Nunes
@viadigitalmotorsoficial
A Audi apresentou na Europa a terceira geração do Q3, o seu SUV compacto, que não recebia atualizações significativas desde 2018.
O novo modelo apresenta um design mais musculoso e expressivo, com linhas arredondadas, ampla grade e faróis afilados. A entrada de ar ajustável e os sensores de estacionamento estão integrados na grade, enquanto os sensores de assistência ao motorista ficam posicionados atrás dos quatro anéis da marca.
Além das novidades visuais, o Q3 conta com melhorias no interior e opções de motorização, incluindo uma nova versão híbrida plug-in.
As colunas D inclinadas reforçam a dinâmica da área envidraçada, enquanto as bolhas acima das rodas remetem ao original quattro.
Na traseira, o design é limpo, com uma faixa de luz fina atravessando toda a largura do veículo e lanternas bipartidas, além de um difusor integrado ao para-choque elevado. As rodas variam de 17 a 20 polegadas.
A nova tecnologia de iluminação do Audi Q3, com faróis digitais Matrix led de grande porte e módulo micro-led, proporciona iluminação superior e melhor contraste, especialmente em condições adversas. Além disso, o assistente de mudança de faixa envia alertas na luz de faixa para ajudar o motorista a evitar veículos no ponto cego ao trocar de pista.
O interior do novo Q3 exibe design aprimorado, com elementos de alto contraste e uma atmosfera acolhedora. Destaque para o painel digital curvo de 11,9”, uma tela sensível ao toque de 12,8” voltada ao motorista, head-up display, maçanetas planas e um console mais moderno.
O veículo conta com o assistente Audi Assistant, controlado por voz com inteligência artificial, que opera diversas funções e é exibido como avatar no display touchscreen, além de mostrar informações no painel de instrumentos. O porta-malas tem capacidade de 488 litros, ligeiramente menor que o anterior, de 530 litros.



Duas opções híbridas
O novo Q3 na Europa oferece motorização a gasolina 1.5 turbo de 150 cv com tecnologia híbrida-leve e câmbio S tronic de sete marchas, além de uma versão 2.0 de 265 cv com tração nas quatro rodas.
Há também uma opção híbrida plug-in, que combina o motor 1.5 turbo a gasolina com um elétrico, totalizando 272 cv e uma bateria de 19,7 kWh, capaz de alcançar até 120 km de autonomia no modo elétrico (WLTP).
Estaciona sozinho
O novo Audi Q3 apresenta itens avançados de segurança e assistência, como sistema de estacionamento, alertas de saída de faixa, reconhecimento de placas, monitoramento do motorista e frenagem de emergência.
Oferece ainda maior conforto com assistente de direção adaptável, que gerencia aceleração, frenagem e manutenção de velocidade em velocidades acima de 90 km/h. O assistente de emergência pode assumir o controle do veículo em situações críticas, levando-o ao acostamento e acionando os serviços de emergência, além de monitorar sinais de sonolência do motorista.
O sistema de estacionamento permite memorizar até cinco manobras, além de contar com assistentes de ré, Park Assist Plus e câmeras de visão panorâmica.
Na Europa, a terceira geração do Audi Q3 tem produção na Hungria e será vendida a partir de outubro. No Brasil, sua montagem, que ocorre em São José dos Pinhais (PR), deve começar apenas em 2026.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.