Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Alphaville: conheça lugares para se divertir no bairro

Logo Giro
Bairro abriga inúmeros locais onde a entrada é gratuita (Divulgação/Prefeitura de Barueri)

Local, que abriga residenciais e centros empresariais de alto nível, oferece muitas opções gratuitas e baratas para toda a família

Alphaville é conhecida por sua infraestrutura completa, que inclui parques e áreas verdes, além de recantos repletos de história. Também não faltam vias seguras para caminhar e pedalar sem sobressalto e com qualidade de vida. O Giro S/A destaca alguns desses locais para você visitar. Confira:  

Centro Comercial Alphaville (CCA)

Um dos primeiros centros de compras do bairro, está localizado na região central de Alphaville (Calçada Flor de Lótus, 78) e é repleto de praças com fontes, flores e plantas ornamentais. É uma ótima dica de lazer para ir com toda a família. Lá, é possível encontrar uma ampla variedade de opções gastronômicas, desde cafeterias até restaurantes, além de lojas que vendem moda masculina, feminina e infantil e serviços de saúde, estética, bem-estar, educação, esportes, artes, entre outros. Não é difícil encontrar artistas expondo seus trabalhos ou mesmo mostrando seus talentos musicais em algumas das inúmeras praças do CCA. No local também existe o Auditório Alphaville, onde ocorrem eventos e peças teatrais.  

Alphaville: conheça lugares para se divertir no bairro
Local é repleto de praças, fontes e cultura por todos os lados (Divulgação/CCA)

Praça Oiapoque

Nesta praça de Alphaville há brinquedos à disposição das crianças, onde pais e filhos podem se divertir e circular com muita segurança. Eventualmente, acontece uma feira de artes, promovida pela Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho de Barueri, na qual é possível comprar peças de decoração, artesanato e, ainda, se deliciar com os lanches vendidos nas barraquinhas. A praça, localizada na Alameda Grajaú, também recebe eventos pontuais abertos ao público promovidos tanto pelo município de Barueri quanto pela iniciativa privada. No local ainda existe uma capela, construída por Yojiro Takaoka em 1975 e chamada hoje de Nossa Senhora da Gruta. Ela  é uma atração à parte, muito bonita, que remete os visitantes ao início do bairro e vale a pena visitar.

Alphaville: conheça lugares para se divertir no bairro
Lugar agradável, com brinquedos e muita segurança (Divulgação/AREA)

Parque Municipal de Barueri

Colado em Alphaville, na Rua Ângela Mirella, 500, e com entrada gratuita, o Parque Municipal Dom José é o local perfeito para passar o dia todo com a família. Dá para fazer piqueniques debaixo das muitas árvores existentes lá, brincar com as crianças nos parquinhos, observar os animais no lago, fotografar as paisagens, levar o pet para passear e se divertir na mini-cidade, na pista de skate e nas quadras poliesportivas (futsal, basquete, tênis, vôlei e vôlei de areia). Em alguns finais de semana há ainda atrações musicais e foodtrucks à disposição do público.

Alphaville: conheça lugares para se divertir no bairro
Lugar é perfeito para passar o dia todo com a família (Divulgação/Prefeitura de Barueri)

Parque Ecológico

Localizado na Avenida Via Parque, 1.600, o Parque Ecológico de Barueri, antes gerido pelo governo do estado de São Paulo, hoje é administrado pela prefeitura local. Lá existem várias trilhas, sanitários, quadras poliesportivas, campos de futebol, quadras de vôlei de areia, mesas de ping-pong, lago de 370 mil m², playground, arena, “trenzinho” para passeio e muito verde. Também tem churrasqueiras e quiosques para fazer refeições e descansar. O local é ideal para quem quer passar horas agradáveis, observando a natureza.

Alphaville: conheça lugares para se divertir no bairro
Parque ideal para relaxar e curtir a natureza (Divulgação/Prefeitura de Barueri)

Via Parque

Localizado entre os bairros de Alphaville e Tamboré, a Via Parque tem 2.760 metros (1.160m de Barueri e 1.600m em Santana de Parnaíba), possui duas faixas em cada sentido, postes ornamentais (no canteiro central), entre outras estruturas importantes ao longo do caminho, e é ideal para quem quer passear de bike ou fazer uma caminhada. Além de ser uma opção para os esportistas, essa via facilitou bastante a circulação entre os municípios de Barueri e Santana de Parnaíba, além do acesso à cidade de São Paulo.

Alphaville: conheça lugares para se divertir no bairro
Local que facilita o acesso à cidade de São Paulo e a circulação entre Barueri e Parnaíba (Divulgação/Prefeitura de Barueri)

Centro Histórico de Santana de Parnaíba

Embora não fique exatamente em Alphaville, o Centro Histórico de Santana de Parnaíba é um local que fica bem pertinho e, com certeza, vale muito o passeio. Ele é o maior conjunto arquitetônico tombado e preservado do estado de São Paulo, repleto de história e cultura, com cerca de 209 edificações erguidas entre os séculos XVII e XIX em taipa de pilão, pau a pique e adobe (tijolo bem antigo). A Igreja Matriz de Santana de Parnaíba é um dos destaques locais, erguida em meados de 1560. Há ainda o Museu Histórico e Pedagógico Casa Do Anhanguera, que teria servido de residência ao bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva (o Anhanguera).

Alphaville: conheça lugares para se divertir no bairro
Localidade é repleta de história, com cerca de 209 edificações erguidas entre os séculos XVII e XIX (Divulgação/Cioeste)

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail