O GIRO conversou com lideranças empresariais que têm ajudado a construir o local considerado símbolo de desenvolvimento urbano no País
O conceito de comercialização de terrenos residenciais próximos a empresas, criado por meio do bairro Alphaville a partir de 1973 pelos engenheiros Yojiro Takaoka e Renato de Albuquerque, sócios da Construtora Albuquerque, Takaoka S.A., conhecida por sua contribuição na construção de pontes, viadutos e habitações populares em São Paulo, há muitos anos tem sido amplamente difundido em todo o Brasil. Tudo começou por meio de um bairro batizado em homenagem a um filme clássico do cineasta francês Jean-Luc Godard.
Alphaville surgiu entre os municípios de Barueri e Santana de Parnaíba, nas terras da Fazenda Tamboré, adquiridas na década de 1970 pela Construtora Albuquerque, Takaoka S.A.

Nas últimas décadas, o bairro, conhecido por suas características de cidade do interior, passou por profundas transformações. Hoje, o bairro é um testemunho das inovações em urbanismo dos engenheiros Renato Albuquerque e Yojiro Takaoka, influenciando o desenvolvimento de empreendimentos em diversas regiões do Brasil.
Alphaville: números que impressionam
O bairro que antes tinha ares de cidadezinha do interior se desenvolveu e, agora, assemelha-se mais a uma metrópole. E os dados não enganam. O GIRO apurou junto à Associação Residencial e Empresarial Alphaville (AREA), que a população fixa da localidade é de cerca de 70 mil habitantes. Já o público flutuante, composto por pessoas que visitam ou trabalham no bairro, é de 180 mil pessoas nos dias úteis.
O local concentra mais de 50 empreendimentos residenciais e o número de edifícios comerciais ultrapassa 40 unidades. Também abriga seis centros de compras e lazer; mais de dez agências bancárias e pelo menos 9 hotéis.

(Pedrones Imagens Aéreas / Jornal GIRO)
Com a chegada da primavera em setembro, Alphaville celebra seu aniversário de 50 anos. A reportagem do GIRO conversou com líderes empresariais que possuem forte atuação no bairro para falar sobre as perspectivas para o futuro do lugar. Acompanhe!
“Alphaville é o celeiro de negócios da cidade. Sempre ressalto a importância da massa empresarial, formada por 53 mil empresas que acreditam em Alphaville e Barueri e fazem a roda da economia girar.”

“Há muitos espaços e terrenos na região para desenvolvermos novos projetos imobiliários que atendam às demandas e expectativas de nossos clientes e futuros moradores. Trabalhamos com total dedicação para isso.”

Daniel Luxo, vice-presidente da CNL Empreendimentos Imobiliários – Foto: Divulgação
“O futuro de Alphaville para a construção civil é muito promissor, pois o valor do m² ainda é muito inferior quando comparado com São Paulo e cidades vizinhas”.

Fernando Silva, gerente comercial da CNA Spitaletti – Foto: Divulgação
“Sou apaixonado por Alphaville, bairro que moro há 46 anos. Tivemos o privilégio de construir os primeiros prédios residenciais e o primeiro centro de compras e lazer, o Alphashopping.”

Neuman Storto, fundador da incorporadora NLS Incorp. – Foto: Divulgação
“A qualidade de vida que Alphaville oferece é muito superior à de qualquer outra região de São Paulo. O desejo da MPD é ser uma espécie de tutora do progresso na região.”

Milton Meyer, presidente da MPD Engenharia – Foto: Divulgação
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.
*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.