Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Osasco arrecada doações para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Logo Giro
Sede do Fundo Social de Osasco arrecada alimentos para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul (Ivan Cruz/PMO)

Fundo Social arrecada alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene, ração para os animais para as cidades do Rio Grande do Sul

O prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos), utilizou as redes sociais, na manhã desta sexta-feira (3), para anunciar que o Fundo Social de Solidariedade fará a arrecadação de alimentos não perecíveis, água, cobertores, roupas, produtos de higiene pessoal que serão doados para as milhares de famílias vítimas das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul. O gestor também pediu a doação de ração para os animais de estimação.

“A maior característica do povo brasileiro é a solidariedade. Quando um irmão está em dificuldade nós não medimos esforços para tentar ajudá-los. Osasco, mais uma vez fará a sua parte. Aqui no Fundo Social de Solidariedade, estamos arrecadando cobertores, alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene e ração para os animais. Essa arrecadação vai chegar diretamente às famílias que estão precisando”, explicou.

Lins ainda informou ainda que o governador do Rio Grande do Sul divulgou uma chave Pix para arrecadação de recursos financeiros. “O governador Eduardo Leite, em sua página pessoal, também está fazendo o pedido de doação em Pix, não tem nada de ligação com a Prefeitura de Osasco, vai diretamente para o Rio Grande do Sul onde um comitê gestor, junto com a sociedade civil, que vai fiscalizar e indicar para onde vai o recurso”, afirmou.

Osasco arrecada doações para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Tragédia no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul registrou, até o início desta sexta-feira (3), 32 mortes e 74 desaparecidos em razão dos temporais que atingem o estado desde a segunda (29). Diferente de 2023, quando a chuva foi isolada em algumas regiões – como o Vale do Taquari –, desta vez, o impacto ocorre sobre todo território gaúcho.

O governo decretou estado de calamidade, situação que foi reconhecida pelo governo federal. Com isso, o estado fica apto a solicitar recursos federais para ações de defesa civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais.

Além dos 32 mortos e 74 desaparecidos, 56 pessoas ficaram feridas. O órgão soma cerca de 24.252 pessoas fora de casa, sendo 7.165 pessoas em abrigos e 17.087 desalojados (na casa de familiares ou amigos). Ao todo, 235 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 351.639 mil pessoas.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

YouTube video

Receba nossas notícias em seu e-mail