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ViaMobilidade adota tecnologia inédita nas Linhas 8 e 9

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Tecnologia adotada pela ViaMobilidade é pioneira no transporte metroferroviário (Divulgação / Governo de SP)

“Copiloto inteligente” emite alertas para os operadores e supervisores em caso de sinais de sonolência ou ações indevidas durante a condução

Um avanço tecnológico inédito no setor metroferroviário de transporte de passageiros em São Paulo tem transformado a segurança operacional das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. O “Copiloto Inteligente”, também conhecido como sensor de fadiga, é a mais recente inovação adotada pela ViaMobilidade para garantir a prevenção de riscos e alertar os operadores sobre situações críticas durante a condução dos trens.

Responsável pela operação e manutenção das Linhas 8 e 9 de trens metropolitanos, a ViaMobilidade iniciou a implantação dos equipamentos no primeiro semestre de 2022, logo após assumir a concessão. Essas linhas, que conectam diversas cidades da Região Metropolitana de SP, incluindo Osasco, Barueri, Carapicuíba, Itapevi e Jandira, atendem diariamente uma impressionante média de um milhão de passageiros.

ViaMobilidade é pioneira no uso da tecnologia disponível em carros de luxo

O inovador “Copiloto Inteligente” está mudando o cenário da segurança no setor metroferroviário. Esse avançado equipamento não só emite alertas para os operadores, mas também para os supervisores, identificando sinais de sonolência ou ações impróprias durante a condução dos trens. Em situações críticas, o sistema envia um vídeo detalhado aos supervisores, possibilitando uma análise minuciosa para implementar ações de melhorias.

Com pioneirismo, a ViaMobilidade adota a tecnologia do “Copiloto Inteligente” no setor metroferroviário do estado. Embora seja amplamente difundido no setor rodoviário, utilizado em frotas de carros, caminhões e ônibus para evitar acidentes e colisões, a implantação dessa inovação nos trens marca um avanço significativo na busca por maior segurança e eficiência no transporte de passageiros. A ViaMobilidade reafirma seu compromisso com a vanguarda tecnológica para oferecer uma experiência de viagem mais segura e confortável a todos os seus usuários.

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“O objetivo do uso do copiloto inteligente nos nossos trens é garantir a segurança operacional nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Além disso, o equipamento permite um olhar individualizado para cada operador, com ajustes de escala quando necessário. Esse cuidado reforça o conceito de mobilidade humana na concessionária”, destaca Hamilton Trindade, gerente executivo de atendimento da ViaMobilidade.

Simuladores de operação em realidade virtual
A ViaMobilidade, sempre em busca de inovação e segurança operacional, está introduzindo uma abordagem pioneira para o treinamento de seus condutores: o uso de simuladores de operação de trens em realidade virtual.

Por meio do uso de óculos de realidade virtual e dois controles de mão, os colaboradores da empresa são transportados para uma experiência imersiva que recria situações reais enfrentadas durante a operação dos trens. O simulador é meticulosamente detalhado, proporcionando uma visão completa da cabine, incluindo o painel de controle, e destacando os principais pontos da paisagem ao longo do trajeto.

Nesse ambiente virtual, os condutores têm a oportunidade de executar diversas atividades essenciais, desde a inicialização do trem até os procedimentos de prestação de serviço. Eles podem praticar a abertura e fechamento de portas, a frenagem, a aceleração e o controle preciso da velocidade. Além disso, podem conduzir de forma virtual pela réplica da via, permitindo a visualização detalhada de curvas, plataformas e sinalização.

Essa inovadora tecnologia de treinamento tem se mostrado uma ferramenta fundamental para preparar os condutores da ViaMobilidade, garantindo que estejam capacitados para oferecer um serviço de excelência e segurança aos passageiros.

Sistema evita abertura indevida de portas
Outra tecnologia implantada nos trens da ViaMobilidade para garantir a segurança operacional é o SIAP (Sistema Inteligente para Auxílio de Abertura de Portas). O dispositivo evita a abertura de portas no lado oposto da plataforma.

O sistema é composto por equipamentos instalados na via e uma antena na cabine do trem. Assim, é possível reconhecer o lado em que é feita a prestação do serviço em cada estação e garantir a abertura das portas na posição correta.

Treinamento de operadores inclui técnica japonesa
Além do uso de tecnologias para garantir a segurança operacional, a ViaMobilidade também investe em capacitação. Ao todo, os operadores recebem um treinamento de 600 horas de duração, divididas em quatro meses. As atividades são realizadas durante a manhã, tarde e noite, preparando os futuros condutores para atuar em qualquer horário da operação.

O treinamento inclui a Shisa Kanko (em português, significa ‘apontar e falar’), uma técnica japonesa de segurança e saúde ocupacionais de gesticular e falar sozinho com o objetivo de garantir a assertividade, uma vez que ajuda a melhorar o desempenho em funções que exigem atenção. De modo geral, o método resulta em uma redução de 86% dos erros para as pessoas que praticam.

Em maio deste ano, a concessionária promoveu a formação de mais 26 operadores de trens, divididos em duas turmas. Primeiro, estão sendo realizadas as aulas teóricas e, em seguida, começam as atividades práticas que incluem manobras no pátio e a circulação em vias operacionais.

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*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

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