giro

Chega a Osasco o Alpha 03, novo trem da ViaMobilidade

Logo Giro
Com oito carros, o Alpha 03 terá capacidade para transportar até 2,6 mil usuários (Divulgação / ViaMobilidade)

Moderno veículo ferroviário já está no Pátio da estação Presidente Altino e entrará em teste para ingressar na operação do transporte de usuários

No último fim de semana, a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo, recebeu o terceiro dos 36 novos trens, com oito carros cada, adquiridos da fabricante Alstom. O primeiro novo trem da empresa entrou em operação no início de junho, conforme noticiado pelo GIRO.

O Alpha 03 foi entregue diretamente no Pátio da estação Presidente Altino, em Osasco. Em breve, o moderno veículo ferroviário entrará em teste para ingressar na operação. Além disso, nos últimos dias, o Alpha 02 tem realizado os testes finais não tripulados, para que ainda no mês de agosto ingresse na operação do transporte de usuários.

Na Região Metropolitana de SP, entre as cidades que compõem o consórcio *Cioeste, os trens das Linhas 8 e 9 circulam em cidades como Osasco, Barueri, Carapicuíba, Itapevi e Jandira. Essas duas linhas transportam, em média, um milhão de pessoas ao dia.

Novo trem da ViaMobilidade tem capacidade para transportar 2,6 mil passageiros

Com tecnologia de ponta e foco no conforto dos passageiros, cada trem possui capacidade para transportar até 2,6 mil pessoas e conta com um design moderno, destacado por cores cinza e verde, que fazem referência às Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, respectivamente.

Chega a Osasco o Alpha 03, novo trem da ViaMobilidade
Alpha 03 entrará em período de testes não tripulados (Divulgação / ViaMobilidade)

Construídos em aço inoxidável, os trens são mais leves e possuem uma durabilidade estimada de mais de 40 anos. Suas janelas e portas são amplas, proporcionando maior comodidade aos usuários. Além disso, a tecnologia empregada nos trens resulta em um menor consumo de energia elétrica, trazendo benefícios significativos tanto para a operação quanto para o meio ambiente.

No interior das composições, o conforto é primordial. Com ar-condicionado, os trens contam com um salão contínuo, permitindo a livre circulação entre os carros. Os pega-mãos são projetados para atender pessoas de diferentes alturas, e há espaços reservados para pessoas com deficiência, incluindo assentos de uso preferencial devidamente sinalizados. O objetivo é proporcionar uma experiência agradável e inclusiva para todos os passageiros.

Tecnologia avançada
Adicionalmente, os trens estão equipados com tecnologias avançadas, como sistemas de contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores e vigilância por vídeo, câmeras retrovisores, além de sistemas de detecção e extintores de incêndio, proporcionando uma experiência segura e tranquila para todos os passageiros.

LEIA TAMBÉM: ViaMobilidade: Linha-9 Esmeralda terá manutenção programada

Todos os revestimentos e equipamentos foram cuidadosamente projetados para serem antichamas, elevando ainda mais o nível de segurança dos usuários. A previsão é que o novo trem entre em operação no mês de agosto.

Investimento bilionário
Os investimentos nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda são realizados em parceria entre a concessionária ViaMobilidade Linhas 8 e 9 e o Governo do Estado de São Paulo. A ViaMobilidade prevê um pacote inicial de investimentos de R$ 4 bilhões previstos para os três primeiros anos de concessão em um contrato válido por 30 anos.

Na Linha 8-Diamante, o projeto inclui melhorias nas 22 estações já existentes e a construção de duas novas estações que estão em fase de planejamento. Atualmente, a extensão total da linha é de 41,6 km.

Quanto à Linha 9-Esmeralda, ela conta atualmente com 20 estações e uma estação adicional está em construção sob responsabilidade do Poder Concedente em Varginha. Atualmente, a linha possui uma extensão total de 37,3 km.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail