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ViaMobilidade: novo trem entra em operação nas Linhas 8 e 9

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Trens da Linha 8 terão intervalo maior devido a obras de manutenção (Divulgação / ViaMobilidade)

Na Região Oeste da Grande SP, moderno transporte ferroviário circulará por cidades como Osasco, Barueri, Carapicuíba, Itapevi e Jandira

Encarregada da operação e manutenção das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, a ViaMobilidade anunciou que inseriu nessa quarta-feira (16), o 2º novo trem na operação das Linhas 8 e 9. Em um primeiro momento, a composição opera sob supervisão, em horário de baixa demanda, com o suporte da fabricante Alstom.

Previamente a esta fase, o novo trem passou por extensos testes no Pátio da Estação Presidente Altino, em Osasco. A medida busca assegurar a segurança operacional e a comodidade dos passageiros, abrangendo aspectos como frenagem, tração, desempenho e informações ao usuário.

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A composição da série 8900 integra um lote de 36 trens adquiridos da Alstom, parte de um pacote inicial de investimentos de R$ 4 bilhões da ViaMobilidade. O 1º novo trem entrou em operação em junho deste ano e a terceira unidade segue período de testes no Pátio Presidente Altino, em Osasco.

Segundo a ViaMobilidade, durante a entrega do primeiro novo trem, ao todo, foram realizados 28 procedimentos, cujos resultados totalizam mais de 2 mil páginas de registro de testes. A concessionária também promoveu treinamentos específicos entre os operadores para a condução do novo trem.

Cada um dos novos trens possui oito carros e compõe uma frota de 288 carros, com capacidade para transportar cerca de 2,6 mil passageiros. Ainda em relação aos investimentos, a concessionária afirma ter investido R$1,7 bilhão em pouco mais de um ano e serão mais R$ 2,3 bilhões nos próximos 2 anos, somando R$ 4 bilhões.

Acessibilidade e assentos de uso prioritário
Aliando tecnologia e conforto, cada composição apresenta design moderno com tonalidades de cinza e verde, em homenagem às Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, respectivamente.

Todos os novos trens possuem tecnologias modernas: contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores e vigilância por vídeo, câmeras, retrovisores, além de detectores e extintores de incêndio. Visando a segurança, todos os materiais dos revestimentos e equipamentos são antichamas.

Durabilidade dos trens deve superar os 40 anos
Os trens foram construídos com a utilização de aço inoxidável, conferindo-lhes uma maior leveza e uma estimativa de durabilidade superior a 40 anos. Caracterizam-se também por janelas e portas amplas, trazendo vantagens tanto para o conforto dos passageiros quanto para a eficiência energética, contribuindo para a operação sustentável.

Impulsionados por tecnologia avançada, esses vagões proporcionam um ambiente climatizado e dispõem de um salão contínuo que permite uma locomoção fluida entre os carros. Outro aspecto relevante é a inclusão de pega-mão adaptáveis a diferentes alturas e espaços reservados para pessoas com deficiência, incluindo assentos de uso prioritário devidamente sinalizados.

Linhas 8 e 9, da ViaMobilidade: cerca de 1 milhão de passageiros transportados ao dia

Operadas pela ViaMobilidade em São Paulo, essas linhas registraram uma média de quase 1 milhão de passageiros transportados por dia útil, de acordo com um levantamento realizado este ano. A Linha 9-Esmeralda transportou 444,1 mil usuários nos trens metropolitanos, seguida pela Linha 8-Diamante, que atendeu 351,4 mil passageiros.

Esses trens circulam nas cidades da Região Metropolitana de São Paulo que compõem o consórcio *Cioeste, como Osasco, Barueri, Carapicuíba, Itapevi e Jandira.

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*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

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