Composição, capaz de transportar até 2,6 mil passageiros, está no Pátio Presidente Altino e deve entrar em operação nas próximas semanas
A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo, recebeu o segundo dos 36 novos trens adquiridos da fabricante Alstom.
Essas novas composições passarão por testes rigorosos no Pátio da Estação Presidente Altino, em Osasco, garantindo a segurança e o conforto dos passageiros antes de iniciarem a operação comercial. Conforme noticiado pelo GIRO, o primeiro trem já está em operação desde o início de junho.
Os trens da série 8900 entregues à concessionária fazem parte de um pacote de investimentos no valor de R$ 3,8 bilhões, previstos para os três primeiros anos de concessão em um contrato válido por 30 anos. Com o total de 36 novos trens da Alstom, cada um com oito carros (vagões), a frota contará com um total de 288 carros.
Estações passam por modernização em Osasco e região
De acordo com Marcio Hannas, presidente da CCR Mobilidade, “a compra dos novos trens reforça o compromisso que a ViaMobilidade tem em proporcionar conforto e segurança nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Além das novas composições, os passageiros também podem notar o resultado dos investimentos por meio da modernização das estações, vias e rede aérea”.
LEIA TAMBÉM: Osasco e cidades vizinhas receberam novos ônibus da EMTU
Com tecnologia e conforto, cada composição tem capacidade para transportar até 2,6 mil passageiros e possui design moderno com cores cinza e verde, que fazem alusão às Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, respectivamente.
Os trens são mais leves, construídos em aço inoxidável com durabilidade estimada de mais de 40 anos, além de apresentarem janelas e portas mais amplas. Outra vantagem é o menor consumo de energia elétrica, trazendo benefícios tanto para a operação quanto para o meio ambiente.
Tecnologia avançada
Para garantir o máximo conforto dos passageiros, as composições são equipadas com ar-condicionado e possuem um salão contínuo, permitindo liberdade de movimento entre os carros. Os trens também possuem pega-mão para pessoas de diversas estaturas e espaços reservados para pessoas com deficiência, incluindo assentos com sinalização de uso preferencial.
Além disso, os trens contam com tecnologias avançadas, como contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores e vigilância por vídeo, câmeras retrovisores e sistemas de detecção e extintores de incêndio, contribuindo para uma experiência segura e tranquila a todos os passageiros. Todo o material dos revestimentos e equipamentos foi projetado para ser antichamas, aumentando ainda mais a segurança dos usuários. O novo trem está previsto para entrar em operação no mês de agosto.
Quase 800 mil passageiros são transportados ao dia nas Linhas 8 e 9
As linhas de trens metropolitanos em São Paulo, operadas pela ViaMobilidade, registraram uma média de, de quase 800 mil passageiros transportados por dia útil, segundo levantamento feito em abril deste ano. Nos trens metropolitanos, a Linha 9-Esmeralda levou 444,1 mil usuários, seguida pela Linha 8-Diamante, com 351,4 mil passageiros transportados. Na Região Metropolitana de São Paulo, entre as cidades que compõem o consórcio *Cioeste, esses trens circulam em cidades como Osasco, Barueri, Carapicuíba, Itapevi e Jandira.
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.
*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.