Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Vestibular Univesp: 774 vagas em Osasco, Itapevi e mais cinco cidades

Logo Giro
Para a região metropolitana de São Paulo são 3.129 vagas, em 31 municípios (Divulgação/Freepik)

Os cursos são gratuitos e voltados para todas as idades. As inscrições vão até o dia 9 de abril. Confira mais detalhes do vestibular

Quer estudar de forma online e gratuita? A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, está com inscrições para 23.322 vagas do Vestibular anual 2024, destinadas a 425 polos, de 371 municípios da capital, interior e litoral. Para a região metropolitana de São Paulo são 3.129 vagas, em 31 municípios.

Para as cidades de Osasco, Itapevi, Santana de Parnaíba, Jandira, Cajamar, Carapicuíba e Vargem Grande Paulista são 774 vagas. A maioria delas está em Osasco, com 150 oportunidades, com 50 por eixo. As inscrições vão até o dia dia 9 de abril, às 21h.

A Univesp oferece nove cursos: Letras, Matemática e Pedagogia (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação (Eixo de Computação), e Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção).

Vestibular: requisitos para participar

Para inscrever-se não há limite de idade, basta ter concluído o ensino médio ou ter o término previsto até o período da matrícula. No preenchimento da ficha de inscrição, os candidatos devem cumprir todas as etapas previstas, responder o questionário socioeconômico, indicar o CPF e seus dados pessoais.

O interessado também pode fornecer os números de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2021, 2022 e 2023, para que os resultados sejam considerados na prova objetiva e integrados à nota final. Caso a nota do ENEM 2023 não seja divulgada até o dia 8/4, não valerá para esse processo seletivo. No vestibular, também haverá o Sistema de Pontuação Acrescida para Pretos, Pardos e Índios (PPI) e para alunos que estudaram o Ensino Médio em escolas públicas.

Onde fazer a inscrição e provas

A inscrição deve ser feita pelo site vestibular.univesp.br. O interessado terá que pagar uma taxa de R$ 52,00.

A prova (objetiva e redação) ocorrerá no dia 26 de maio, às 13h. Os locais oficiais serão divulgados no dia 21 de maio, a partir das 15h. O início das aulas está previsto para o final de julho de 2024. Neste ano, a Univesp ofertou ainda 2.610 vagas para o Provão Paulista. Os aprovados também ingressam em julho. 

O candidato poderá obter confirmação do pagamento e a efetivação de sua inscrição, no portal vestibular.univesp.br na “Área do Candidato”, após dois dias úteis, em relação a boleto bancário. Também há outras formas de pagamento relacionadas no site.

Para outras informações e dúvidas, basta contatar a central de teleatendimento da Fundação FAT, em dias úteis, das 8h às 20h, pelo telefone (11) 3471-6100. Outra opção é o atendimento eletrônico 24h. Para enviar uma mensagem, acesse a “área do candidato” e informe CPF e senha de cadastro. O ícone “ajuda” aparece do lado direito.

O gabarito oficial será divulgado em 27/5, a partir das 15h, no site do vestibular. A publicação oficial do resultado e a primeira chamada ocorrerá em 25/06, a partir das 15h.

Cursos

No Eixo de Computação, os cursos são de Bacharelado em Tecnologia da Informação – BTI (duração de três anos), Bacharelado em Ciência de Dados (quatro anos) ou Bacharelado em Engenharia de Computação (cinco anos). Até um ano e meio o ciclo é básico, com a possibilidade de migração entre um dos três cursos.

Os ingressantes nas Licenciaturas cursarão um ano de ciclo básico, com opção de mudança na habilitação a partir do 2º ano em Letras, Matemática ou Pedagogia (todos com quatro anos de duração). Os que optarem pelo Eixo de Negócios e Produção irão cursar um ano básico e, no segundo, farão a opção definitiva entre Tecnologia em Processos Gerenciais (três anos), Bacharelado em Administração (quatro anos) ou Bacharelado em Engenharia de Produção (cinco anos).

Para o professor Marcos Borges, presidente da Univesp, o modelo de ingresso por Eixo garante ao discente mais flexibilidade para a escolha, melhor entendimento do itinerário formativo, além da integração com graduandos de outras habilitações, contribuindo para o desenvolvimento de projetos integradores multidisciplinares. “Nossas atividades são pautadas para apoiar o aluno em seu processo de formação, garantir a qualidade e preparar o profissional para o mercado de trabalho”, destaca Borges.

Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma online na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático e bibliotecas digitais, além de tirar dúvidas do conteúdo com facilitadores.

Já os polos, são espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades, como provas e discussões em grupo. No local, também podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e esclarecimento de dúvidas. Todas as videoaulas também podem ser acessadas pelo canal do YouTube: https://www.youtube.com/user/univesptv .

Confira a tabela de Vagas na região Metropolitana

Polo/CidadeVagas por EixoVagas Total
Arujá2781
Caieiras3296
Cajamar2369
Carapicuíba45135
Diadema45135
Embu Das Artes45135
Ferraz De Vasconcelos45135
Francisco Morato36108
Franco Da Rocha2369
Guararema927
Guarulhos45135
Itapecerica Da Serra45135
Itapevi45135
Itaquaquecetuba45135
Jandira36108
Juquitiba927
Mairiporã3296
Mauá45135
Mogi Das Cruzes45135
Osasco50150
Poá2781
Ribeirão Pires3296
Salesópolis927
Santa Isabel1854
Santana De Parnaíba45135
Santo André36108
São Bernardo Do Campo45135
São Caetano Do Sul36108
São Lourenço Da Serra927
Suzano45135
Vargem Grande Paulista1442
31 polos/cidades 3.129
Fonte: Univesp

LEIA MAIS: Quaresma: confira dicas do Ipem-SP para comprar pescados

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Oeste Metropolitana de São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail