O vereador de Jandira, Toninho Amizade (PSDB), solicitou por meio do requerimento 148/21, que a Prefeitura construa uma “creche do idoso”. O intuito é atender as necessidades dos munícipes que convivem com idosos, mas precisam trabalhar ou estudar e não têm condição de prover tais cuidados durante o dia ou parte dele.
“Eu apresentei um requerimento que parece estranho, pedindo creche para idoso. Acontece que há, na cidade, muitos filhos e muitas filhas que estão perdendo seus empregos porque não têm com quem deixar seus pais, para que tomem o remédio na hora certa, tenham a alimentação na hora certa”, disse.
Segundo o texto, a creche seria um espaço destinado à permanência diurna do idoso, com período de funcionamento das 7h às 19h. Seu objetivo é proporcionar acolhimento, proteção, dentre outras atividades condizentes à faixa etária. O parlamentar sugere a abertura de 50 vagas. Para conseguir uma delas, o principal pré-requisito é que os familiares estejam efetivamente trabalhando ou estudando e que, por isso, se encontrem impossibilitados de garantir os cuidados necessários.
O vereador sugeriu também que o transporte seja providenciado para aqueles que não possam ir sozinhos ou cujas famílias não tenham condições de transportá-los. Por fim, estipulou que a “creche do idoso” seja composta por uma equipe técnica multidisciplinar, responsável pelo funcionamento e manutenção da mesma.
O requerimento foi aprovado e encaminhado ao prefeito de Jandira, Doutor Sato (PSDB), que vai avaliar a possibilidade de implantar a proposta.