Por meio do monitoramento, é possível acompanhar a movimentação pessoas e veículos, bem como auxiliar na localização de desaparecidos; saiba mais
A segurança pública tem sido uma prioridade nas gestões municipais da Região Oeste da Grande São Paulo. Seguindo o exemplo de cidades como Osasco, Barueri, Carapicuíba e Santana de Parnaíba, Vargem Grande Paulista implantou, neste ano, seu sistema de monitoramento inteligente.
Com o uso da tecnologia, é possível monitorar em tempo real a movimentação de pessoas e veículos, além de auxiliar na localização de desaparecidos, foragidos e no atendimento de ocorrências de emergência, como acidentes de trânsito. O sistema também permite identificar crimes, como furtos e roubos de veículos, de forma imediata.
Em Vargem Grande Paulista, o sistema foi instalado no Paço Municipal, na região central, e está em operação desde junho. Diversas câmeras de última geração foram posicionadas estrategicamente pela cidade.
Mais detalhes sobre o sistema de monitoramento em Vargem Grande
Segundo a administração municipal, o sistema conta com 681 câmeras equipadas com Inteligência Artificial (IA) e um avançado sistema de alarme integrado. Essa tecnologia de ponta inclui reconhecimento facial, identificação de veículos e leitura de placas.
Os equipamentos possuem visão noturna de alta qualidade e operam 24 horas por dia, monitorando prédios públicos, principais avenidas e os acessos da cidade.
O Centro de Operações Integradas (COI) trabalha em conjunto com as Polícias Civil e Militar, a Guarda Civil Municipal (GCM), e está integrado aos sistemas estaduais e federais de monitoramento, como o Detecta e o Alerta Brasil.


O sistema conta com cinco modelos de câmeras (Fau Barbosa/Giro S/A)
Além disso, por meio do cruzamento de dados, há o disparo de alarmes para dispararem sempre que houver situação de risco, uma forma de prevenir e combater crimes com inteligência e eficiência.
O sistema conta com cinco modelos de câmeras, que conseguem captar reconhecimento fácil, leitura de placas de veículos e estatísticas de tráfego.
Além disso, o sistema de monitoramento ainda conta com linhas virtuais que identificam a movimentação de pessoas em barreiras digitais, detectores de pessoas pela temperatura e que comportamentais para identificar posse de armas ou comportamentos suspeitos.
+SIGA os canais de notícias do GIRO no Whatsapp, Telegram e Linkedin
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, as cidades de Jundiaí e São Paulo.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.