Por meio da tecnologia, é possível acompanhar a movimentação pessoas e veículos, bem como auxiliar na segurança pública, como no atendimento de ocorrências; saiba mais
Cada vez mais, as cidades como Barueri, Osasco, Cotia, Santana de Parnaíba e Carapicuíba, presentes na Região Oeste da Grande São Paulo, têm investido em sistemas de monitoramento inteligente, integrados a banco de imagens.
Por meio da tecnologia, é possível acompanhar a movimentação pessoas e veículos, bem como auxiliar na localização de desaparecidos, foragidos e atendimento de ocorrências de emergências, acidentes de trânsito e identificar crimes, em tempo real, como furtos e roubos de carros.
Em maio, Barueri instituiu pela Lei 3.090, de 8 de maio deste ano, o “Programa City Câmeras”. O projeto visa oferecer mais segurança à população, por meio espelhamento de sons e imagens de câmeras particulares e demais recursos tecnológicos de segurança e vigilância. Atualmente, o município tem 605 câmeras instaladas e pretende chegar a 1.000 com a ação.

Leia Mais: Segurança: Osasco recebe a 2ª Operação ‘Impacto Metropolitano – Muralha Paulista’
Segundo a administração, a medida melhorará a qualidade dos serviços prestados e o cumprimento da missão institucional da Guarda Civil Municipal (GCM) e gerar maior transparência nas ações dos guardas. O projeto segue em fase de chamamento público.
Na cidade de Osasco, há o Centro Integrado de Monitoramento (COI). Além de proteger e monitorar prédios públicos, públicos, como hospitais, unidades de saúde, escolas e as principais vias da cidade, os agentes da GCM acompanham online o que acontece espaços vigiados por câmeras e, em caso de ocorrências, equipes de rua são imediatamente informadas por canais seguros de comunicação e agem de imediato no combate aos delitos.
Segurança: videomonitoramento em Carapicuíba
Em Carapicuíba, o município conta com 48 câmeras de videomonitoramento, algumas possuem o sistema OCR- Reconhecimento de caractere óptico, que realizam leitura de placas de identificação veicular.
“As câmeras são operadas por agentes de trânsito e guardas civis, com intuito de visar a segurança pública, como furtos, acompanhamento de suspeitos, veículos furtados e/ou roubados, fluxo viário, acidentes nas vias, por exemplo”, afirmou a administração municipal.
A cidade aponta como principal desafio, manter a visibilidade das câmeras devido as intempéries da natureza.Além da Guarda Civil Municipal, o videomonitoramento também auxilia policial civil e militar em investigações.
Mais de 2 mil câmeras em Santana de Parnaíba
Santana de Parnaíba possui mais de 2.300 câmeras integradas a três centrais de informações e monitoramento. O atual sistema de videomonitoramento tem câmeras integradas ao Sistema Detecta, além do compartilhamento de imagens com outras forças de segurança do estado, quando necessário.

“O monitoramento por câmeras auxilia na tomada de decisão rápida por parte dos agentes da Central, pois possibilita a análise de situações suspeitas e a intervenção mais precisa em situações críticas. Além disso, o monitoramento por câmera inibe a prática de atos ilícitos e permite a equipe da Guarda Municipal ampliar seu escopo operacional em pontos críticos da cidade”, explica a administração municipal Parnaibana.
Ao Giro, a cidade afirmou que estão sendo estudadas propostas para a ampliação no número de câmeras de monitoramento na cidade, com a inclusão de aparelhos com tecnologia de Reconhecimento Facial e Inteligência Artificial.
Totens de videomonitoramento em Cotia
No município de Cotia, há cerca de 140 totens de videomonitoramento equipados com conjunto de quatro câmeras e uma câmera speed dome, além de bobão de emergência. Entre estes totens, 37 estão instalados em pontos estratégicos em vias da cidade e os demais em frente às escolas municipais.
As imagens captadas são encaminhadas a central de monitoramento, equipada com dezenas de telas, cujas imagens são acompanhadas por Guardas Civis altamente treinados e capacitados. As gravações auxiliam na identificação de atitudes suspeitas e elucidação de ocorrências.


Sistema de Videomonitoramento é acompanhado por agentes da GCM (Vagner Santos/Secom Cotia)
“As câmeras são grandes aliadas das forças de segurança no enfrentamento da criminalidade e rápida resposta ao crime nas ruas da cidade. Em Cotia, o sistema de monitoramento conta com ‘botão de emergência’, esta importante ferramenta permite comunicação direta entre o cidadão e a Guarda Civil em casos de ocorrências e funciona 24h todos os dias”, afirmou a gestão executiva cotiana, à reportagem.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, as cidades de Jundiaí e São Paulo.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.