Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Segurança: Osasco e região investem em videomonitoramento

videomonitoramento segurança
Osasco, Barueri, Carapicuíba, Cotia e Santana de Parníba estão investindo na tecnologia (Divulgação/Secom Itapevi)

Por meio da tecnologia, é possível acompanhar a movimentação pessoas e veículos, bem como auxiliar na segurança pública, como no atendimento de ocorrências; saiba mais

Cada vez mais, as cidades como Barueri, Osasco, Cotia, Santana de Parnaíba e Carapicuíba, presentes na Região Oeste da Grande São Paulo, têm investido em sistemas de monitoramento inteligente, integrados a banco de imagens.

Por meio da tecnologia, é possível acompanhar a movimentação pessoas e veículos, bem como auxiliar na localização de desaparecidos, foragidos e atendimento de ocorrências de emergências, acidentes de trânsito e identificar crimes, em tempo real, como furtos e roubos de carros.

Em maio, Barueri instituiu pela Lei 3.090, de 8 de maio deste ano, o “Programa City Câmeras”. O projeto visa oferecer mais segurança à população, por meio espelhamento de sons e imagens de câmeras particulares e demais recursos tecnológicos de segurança e vigilância. Atualmente, o município tem 605 câmeras instaladas e pretende chegar a 1.000 com a ação.

Segurança: Osasco e região investem em videomonitoramento
Barueri está investindo no programa City Câmaras (Divulgação/Secom Barueri)

Leia Mais: Segurança: Osasco recebe a 2ª Operação ‘Impacto Metropolitano – Muralha Paulista’

Segundo a administração, a medida melhorará a qualidade dos serviços prestados e o cumprimento da missão institucional da Guarda Civil Municipal (GCM) e gerar maior transparência nas ações dos guardas. O projeto segue em fase de chamamento público.

Na cidade de Osasco, há o Centro Integrado de Monitoramento (COI). Além de proteger e monitorar prédios públicos, públicos, como hospitais, unidades de saúde, escolas e as principais vias da cidade, os agentes da GCM acompanham online o que acontece espaços vigiados por câmeras e, em caso de ocorrências, equipes de rua são imediatamente informadas por canais seguros de comunicação e agem de imediato no combate aos delitos.

Segurança: videomonitoramento em Carapicuíba

Em Carapicuíba, o município conta com 48 câmeras de videomonitoramento, algumas possuem o sistema OCR- Reconhecimento de caractere óptico, que realizam leitura de placas de identificação veicular.

“As câmeras são operadas por agentes de trânsito e guardas civis, com intuito de visar a segurança pública, como furtos, acompanhamento de suspeitos, veículos furtados e/ou roubados, fluxo viário, acidentes nas vias, por exemplo”, afirmou a administração municipal.

A cidade aponta como principal desafio, manter a visibilidade das câmeras devido as intempéries da natureza.Além da Guarda Civil Municipal, o videomonitoramento também auxilia policial civil e militar em investigações.

Mais de 2 mil câmeras em Santana de Parnaíba

Santana de Parnaíba possui mais de 2.300 câmeras integradas a três centrais de informações e monitoramento. O atual sistema de videomonitoramento tem câmeras integradas ao Sistema Detecta, além do compartilhamento de imagens com outras forças de segurança do estado, quando necessário.

Segurança: Osasco e região investem em videomonitoramento
Cidade estuda implantar sistema IA (Divulgação/Prefeitura de S. Parnaíba)

“O monitoramento por câmeras auxilia na tomada de decisão rápida por parte dos agentes da Central, pois possibilita a análise de situações suspeitas e a intervenção mais precisa em situações críticas. Além disso, o monitoramento por câmera inibe a prática de atos ilícitos e permite a equipe da Guarda Municipal ampliar seu escopo operacional em pontos críticos da cidade”, explica a administração municipal Parnaibana.

Ao Giro, a cidade afirmou que estão sendo estudadas propostas para a ampliação no número de câmeras de monitoramento na cidade, com a inclusão de aparelhos com tecnologia de Reconhecimento Facial e Inteligência Artificial.

Totens de videomonitoramento em Cotia

No município de Cotia, há cerca de 140 totens de videomonitoramento equipados com conjunto de quatro câmeras e uma câmera speed dome, além de bobão de emergência. Entre estes totens, 37 estão instalados em pontos estratégicos em vias da cidade e os demais em frente às escolas municipais.

As imagens captadas são encaminhadas a central de monitoramento, equipada com dezenas de telas, cujas imagens são acompanhadas por Guardas Civis altamente treinados e capacitados. As gravações auxiliam na identificação de atitudes suspeitas e elucidação de ocorrências.

Sistema de Videomonitoramento é acompanhado por agentes da GCM (Vagner Santos/Secom Cotia)

“As câmeras são grandes aliadas das forças de segurança no enfrentamento da criminalidade e rápida resposta ao crime nas ruas da cidade. Em Cotia, o sistema de monitoramento conta com ‘botão de emergência’, esta importante ferramenta permite comunicação direta entre o cidadão e a Guarda Civil em casos de ocorrências e funciona 24h todos os dias”, afirmou a gestão executiva cotiana, à reportagem.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, as cidades de Jundiaí e São Paulo.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail