giro

Vagas temporárias: dicas para conquistar uma oportunidade no final de ano

Logo Giro
Entrevistadores buscam autenticidade: tenha clareza de propósitos e valores (Divulgação/Pexels)

Segundo o site Vagas Profissões, em 2022, foram criadas entre 650 e 700 mil vagas temporárias. O currículo e a hora da entrevista são primordiais

O fim de ano está próximo e surge como uma grande oportunidade para conquistar vagas temporárias. Mas como se preparar para agarrar uma oportunidade de trabalho? Marcelo Treff, especialista em Gestão de Carreira da Fundação Escola Comércio Álveres Penteado (Fecap), os candidatos devem ficar atentos às áreas que tem mais possibilidades de crescimento e, consequentemente, de geração de vagas, identificando as principais exigências e requisitos. Adequar o currículo e o discurso em entrevistas de seleção também são primordiais.

“Além da oportunidade de conseguir renda extra ou quem sabe um novo emprego, esse período de vagas temporárias também funciona para o candidato como espaço para networking e pode ajudar a turbinar o currículo, com novas experiências e aprendizados. Para as empresas, a principal vantagem é o atendimento de uma demanda específica, em um determinado período do ano, com possibilidade de extensão do contrato ou até mesmo de efetivação do profissional. Além disso, as custas rescisórias tendem a ser menores”, afirma Treff.

Vagas temporárias são mais comuns no comércio

As vagas temporárias mais comuns abertas neste período estão relacionadas ao comércio em geral, como vendedores(as), operadores(as) de caixa, estoquistas, promotores(as). Algumas estão relacionadas à Indústria de Bens ligados às comemorações de final de ano e, cada vez, mais, postos de trabalho na área de logística, ligadas tanto ao comércio físico como ao e-commerce.

“Segundo o site Vagas Profissões, no ano passado foram criadas entre 650 e 700 mil vagas de trabalho temporário e, com a projeção de melhoria na economia brasileira em 2023, estima-se que o final deste ano traga crescimento da oferta de vagas”, acrescenta o especialista.

O contrato temporário é regido pela CLT, garantindo proteção da lei para quem que contrata e para quem é contratado. O prazo máximo, pela lei, é de 180 dias corridos, com possibilidade de prorrogação de até 90 dias. Dessa forma, a vaga temporária pode ter a duração máxima de 270 dias.

Currículo bem elaborado colabora na conquista da vaga temporária 

Segundo o professor Marcelo Treff, o candidato deve elaborar um currículo enxuto, de no máximo duas folhas, com informações sobre formação, cursos de capacitação ou especialização, além de possíveis experiências profissionais e participação em programas sociais. O endereço não precisa ser informado, pois pode ser perguntado durante o processo de triagem ou contato inicial.

Na hora de enviar o currículo, o profissional deve focar em vagas das quais o candidato esteja mais alinhado aos requisitos/experiência pedidas pelo empregador. Além disso, atualmente os sites de recrutamento e sites de empresas, os famosos “trabalhe conosco”, são excelentes fontes para envio.

Dicas na hora da entrevista

A entrevista ainda é a etapa que mais decide contratações. Os comportamentos mais buscados pelos recrutadores nos candidatos que chegam à fase de entrevista são:

– Autenticidade: tenha clareza de propósitos e valores, evite criar um personagem;

– Autoconhecimento: tenha clareza dos próprios talentos e dificuldades;

– Foco: tenha clareza dos seus objetivos pessoais e profissionais;

– Capacidade de saber ouvir: deixe o entrevistador falar;

– Postura; e

– Discrição.

O candidato deve também buscar informações sobre a empresa: valores, área de atuação, segmento, missão, visão de negócios etc. A falta de capacidade de se manter adaptável, é um dos requisitos que mais reprova candidatos em processos seletivos, além da falta de informações sobre a empresa contratante.

Depois da triagem dos currículos e entrevista, muitos processos seletivos incluem cases e testes com os candidatos. Para se dar bem nesta fase, é importante compreender os objetivos da atividade proposta e ter calma na resolução, tentando utilizar todo o tempo disponibilizado. O especialistta Marcelo Treff enfatiza que não se deve ter vergonha de perguntar, caso não entenda direito a atividade.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.


 

Receba nossas notícias em seu e-mail